Home / América do Norte / Estados Unidos / Colorado / Colorado: grandes planícies e grandes montanhas

Colorado: grandes planícies e grandes montanhas

O Colorado (The Centennial State) está localizado nas Montanhas Rochosas no centro-oeste dos Estados Unidos. A capital do Estado é a cidade de Denver. O Estado – de forma retangular – é limitado a norte pelo Wyoming, para o nordeste por Nebraska, a leste pelo Kansas, no sudeste por Oklahoma, no sul pelo Novo México, ao sudoeste pelo Arizona e a oeste pelo Utah.

O Estado do Colorado é caracterizado pela presença da cordilheira das Montanhas Rochosas, que atravessam todo o Estado, superando em muitos pontos os 4.000 metros de altura. No Estado do Colorado encontra-se a mais alta montanha das Montanhas Rochosas: o Mount Elbert com 4.401 metros.

Para o oeste além das montanhas encontra-se o Planalto do Colorado. O rio, que dá o nome ao Estado nasce nestas montanhas e descende do planalto começando a escavar o canhão, que em Utah e Arizona tornou-se numa das maravilhas naturais do mundo. No nord-este do Estado estendem-se as Grandes Planícies (Great Plains), uma extensão impressionante de terra ondulante adequada para a pastagem.

A metade do Estado do Colorado é composta de planaltos. Todos esses planaltos sobem entre 1.000 e 2.000 metros acima do nível do mar. Nessas áreas a criação de gado e as fazendas são altamente desenvolvidas.

O território do Colorado foi explorado pelos espanhóis no século XVIII e o território pertencia nominalmente à Espanha até 1821, ano da independência do México. Em 1848 no final da Guerra Mexicano-Estadounidense México teve que ceder o Colorado aos Estados Unidos.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 269.837 km², 8° maior Estado dos Estados Unidos da América)
  • População: 4.950.000 (dados de 2008): europeus 82.8%, africanos 3.8%; asiáticos 2.2%, ameríndios 1.0%. Os hispânicos, classificados em diferentes tipos raciais, são 17.1%. (dados de 2000)
  • Capital estadual: Denver.
  • Língua: A língua oficial é o inglês, falado como primeira língua por 83,6% da população. O espanhol é falado como primeira língua por 12,2% da população. (dados 2005).
  • Religião: Cristãos 67%: católicos romanos (19%), evangélicos (23%), protestantes (21%), mormóns (2%), ortodoxos (1%)); além disso judeus (2%) e budistas (1%)
  • Fuso horário: UTC-7; no verão UTC-6