Home / América do Norte / Estados Unidos / O Glacier National Park: lagos, montanhas e glaciares
Wild Goose Island Overlook, St. Mary Lake, Glacier National Park, Montana, Estados Unidos. Author David Restivo, NPS. Licensed under the Creative Commons Attribution
Wild Goose Island Overlook, St. Mary Lake, Glacier National Park, Montana, Estados Unidos. Author David Restivo, NPS

O Glacier National Park: lagos, montanhas e glaciares

O Glacier National Park (Parque Nacional dos Glaciares), um dos parques mais fascinantes e espetaculares das Montanhas Rochosas estadounidenses, está localizado no noroeste do Estado de Montana. O parque abrange 1.500 milhas quadradas (4.000 quilómetros quadrados). O parque é ligado ao parque canadense de Waterton Lakes National Park, formando assim o Waterton-Glacier International Peace Park. O parque é famoso por suas glaciares. Há cerca de 25, mas o parque é também rico em lagos, cachoeiras e montanhas. Há seis picos de mais de 3.000 metros de altura.

Entre as centenas de lagos o maior é o Lago McDonald, que está localizado na parte ocidental do parque. Entre as mais espetaculares são o Lago Saint Mary com no seu centro a pequena ilha de Wild Goose Island e uma gama espetacular de montanhas acima dele. O parque está cheio de flores, madeiras e animais. Há ursos, cabras de montanha, alces e veados.

LAKE MC DONALD

Logan Pass, Glacier National Park, Montana, Estados Unidos. Author David Restivo, NPS. Licensed under the Creative Commons Attribution

Logan Pass, Glacier National Park, Montana, Estados Unidos. Author David Restivo, NPS

O Lago McDonald é o maior dos lagos do parque com 16 km de comprimento, 1,6 km de largura e 120 m de profundidade. Ao pé do lago em Apgar o Continental Divide – a linha divisória entre os rios, que vão em direção ao Oceano Pacífico e aqueles, que vão para o Golfo de México – cruza um caminho irregular ao longo das montanhas distantes. O vale, onde fica o lago, foi formado por uma combinação de erosão e atividade glacial. O Lake McDonald fica a uma altitude de 960 m e a Going-to-the-Sun Road corre paralelamente ao lago ao longo de sua costa sul.

LOGAN PASS

O Logan Pass está localizado ao longo da Continental Divide a 2.026 metros (6.646 pés) de altura. Este é o ponto mais alto da estrada Going-to-the-Sun Road. O Logan Pass está fechado durante o inverno. O Going-to-the-Sun Road está aberta a partir de finais de maio a meados de outubro. Durante o verão um centro de visitantes está aberto a leste do Logan Pass.

Lake McDonald, Glacier National Park, Montana, Estados Unidos. Author David Restivo, NPS. Licensed under the Creative Commons Attribution

Lake McDonald, Glacier National Park, Montana, Estados Unidos. Author David Restivo, NPS

SAINT MARY LAKE

O St. Mary Lake é um grande lago, que está localizado no extremo leste da Going-to-the-Sun Road. É o segundo maior lago no Parque Nacional dos Glaciares e mede aproximadamente 15 quilómetros quadrados. Incrível é a vista das montanhas, que acolhe o viajante ao longo desta estrada cênica. O Going-to-the-Sun Road corre paralelamente ao lago ao longo da costa norte. O lago tem um comprimento de 11,3 km e está situado a uma altitude de 1.370 metros. Na minha opinião a vista do lago é entre as mais belas do parque.

MANY GLACIER, CHIEF MOUNTAIN

Mount Reynolds, Glacier National Park, Montana, Estados Unidos. Author David Restivo, NPS. Licensed under the Creative Commons Attribution

Mount Reynolds, Glacier National Park, Montana, Estados Unidos. Author David Restivo, NPS

A área de Many Glacier é um pouco fora da trilha batida, mas é bastante cênica. A visão mais popular é aquela, que é desde o Many Glacier Hotel. Este hotel, construído em 1914-1915, é com 208 quartos o maior hotel do parque.

O Chief Mountain com 2.787 m é uma montanha, que fica na fronteira entre Montana e Alberta. O Chief Mountain é um marco histórico importante no norte de Montana.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: