Home / Oceania / Nova Caledónia / Nova Caledónia: minas e praias intocadas
Bac de l'Ouaieme, Grande Terre, Nova Caledónia. Author and Copyright Marco Ramerini
Bac de l'Ouaieme, Grande Terre, Nova Caledónia. Author and Copyright Marco Ramerini

Nova Caledónia: minas e praias intocadas

A Nova Caledônia (Nouvelle-Calédonie) é uma Comunidade “sui generis” no seio da República Francesa, situada no sudoeste da Melanésia no Oceano Pacífico ao norte do Trópico de Capricórnio a 1.500 km da costa de Queensland da Austrália e 2.000 km ao nordeste da Nova Zelândia.

O território, que inclui 19.058 km² de terra, que estendem-se por uma superfície de mar, cuja zona exclusiva atinge 1,45 milhões de km², é composto duma ilha principal, a Grande Terre, do arquipélago das ilhas Lealdade (îles Loyauté), que inclui as ilhas de Ouvéa, Lifou, Tiga e Maré, das ilhas pequenas îles Belep, îles Chesterfield, dos Récifes de Bellona e doutras ilhas menores como a Ilha dos Pinheiros (Île des Pins).

Grande Terre com 16.372 km² é a maior ilha da Nova Caledônia. Esta ilha tem uma forma alongada de noroeste para sudeste com uma extensão de 400 km e uma largura entre 50 e 70 km. Na Grande Terre encontra-se a montanha mais alta da Nova Caledônia, o Monte Panie, que sobe para 1.628 metros.

Na Grande Terre reside a grande maioria da população, especialmente no sul, onde fica a capital Nouméa. A ilha de Grande Terre é cercada por um dos mais extensos recifes de coral da Terra com uma extensão de 1.600 km. Os recifes de coral da Nova Caledônia estão situados entre 10 e 50 km de distância da costa da ilha e abrange uma área total de 24.000 km².

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 19.058 km²: área arável 1%, prados e pastagens 15%, florestas e bosques 39%, inculta e improdutiva 45%
  • População: 240.390 (situação em 2007) – canacos 44,1%, europeus 34,1%, wallisianos 9%, taitianos 2,6%, indonésios 2,5%, ni-Vanuatu 1,4%
  • Capital: Nouméa na ilha de Grande Terre
  • Línguas oficiais: O francês e 28 línguas indígenas.
  • Religião: católicos 60%, protestantes 30%
  • Moeda: Franco CFP (Franc CFP/XPF)
  • Fuso horário: UTC+11 horas

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com