Home / América do Sul / Equador / Ilhas Galápagos: paraíso natural do Equador

Ilhas Galápagos: paraíso natural do Equador

As Ilhas Galápagos estão situadas no Oceano Pacífico cerca de 1.000 km a oeste da costa do Equador. É um arquipélago vulcânico composto de 13 ilhas principais e cerca de 40 ilhas menores e rochas. A superfície de todo o arquipélago é de 7.880 km². As Ilhas Galápagos são um paraíso natural importante.

A linha do Equador atravessa a parte norte da maior ilha do arquipélago. A ilha de Isabela com 4.588 km² representa sozinha 58% da área total de Galápagos. As outras ilhas maiores são Santa Cruz com 986 km², Fernandina com 642 km², Santiago com 585 km² e San Cristóbal com 558 km².

No arquipélago existem dois mil crateras vulcânicas. Algumas das quais estão ainda ativas. A actividade vulcânica é mais intensa nas duas ilhas mais jovens: as de Isabela e Fernandina. A montanha mais alta nas Ilhas Galápagos é o vulcão Wolf (Volcán Wolf com 1.707 metros) na ilha de Isabela.

As ilhas são secas e estériles e são famosas por sua vida selvagem. Há muitas espécies raras como as tartarugas gigantes, iguanas marinhas, iguanas terrestres, leões marinhos e muitas espécies de pássaros. Devido aos baixos índices pluviométricos a vegetação das Ilhas Galápagos é pobre. Só nas montanhas a maior humidade permite o crescimento de um número maior de plantas.

As Ilhas Galápagos foram descobertas em 1535 por uma expedição espanhola liderada pelo bispo do Panamá, em seguida, foram visitados por Diego de Rivadeneira em 1546 que os chamou Ilhas Encantadas. Nos séculos seguintes, as ilhas foram usadas como um porto de escala e refúgio de navios piratas, o primeiro assentamento permanente nas ilhas surgiu apenas em 1831.

Durante sua viagem ao redor do mundo Darwin fez uma paragem nas Ilhas Galápagos para a observação da fauna local. Aqui o cientista recebeu várias ideias para desenvolver a sua teoria de evolução. As Ilhas Galápagos são um parque nacional.

O clima das ilhas Galápagos.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

ALOJAMENTOS E HOTÉIS NAS ILHAS GALÁPAGOS

Booking.com