Home / Europa / Noruega / Ilhas Lofoten: montanhas, que emergem do mar
Ilhas Lofoten, Noruega. Autor e Copyright Marco Ramerini
Ilhas Lofoten, Noruega. Autor Marco Ramerini

Ilhas Lofoten: montanhas, que emergem do mar

As Ilhas Lofoten são um arquipélago norueguês ártico. As ilhas estão localizadas em torno de 68°N ao norte do Círculo Ártico na província norueguesa de Nordland.

O arquipélago abrange um total de 1.227 km² e tem uma população de menos de 25 mil habitantes. As vilas mais importantes das Ilhas Lofoten são Leknes na ilha de Vestvågøy e Svolvær na ilha de Austvågøy. Administrativamente o arquipélago está dividido em cinco municípios: Vågan, Vestvågøy, Flakstad, Moskenes, Værøy e Røst.

As principais ilhas das Lofoten são as de Austvågøy com 526,7 km², Vestvågøy com 411,1 km², Moskenesøya com 185,9 km², Flakstadøya 109,8 km² e Gimsøy 46,4 km². Há ainda muitas pequenas ilhas. O arquipélago está separado da terra firme norueguesa pelo canal de Vestfjorden.

As Ilhas Lofoten são famosas por suas paisagens naturais maravilhosas, caracterizadas por uma natureza selvagem e intocada e para montanhas impressionantes, que caem pelo mar. A montanha mais alta das Lofoten é o Monte Higravstinden com 1.161 metros na ilha de Austvågøy.

As ilhas são ricas em vida animal. Existem lontras, alces e muitas espécies de aves, incluindo águias marinhas, papagaios do mar e biguás. As ilhas Lofoten são uma terra de pesca. A pesca é de longe a maior indústria das ilhas. Mas o turismo está a aumentar e tornou-se já numa fonte de renda importante para os habitantes das ilhas.

COMO CHEGAR ÀS ILHAS LOFOTEN

As Ilhas Lofoten têm três aeroportos pequenos: São aqueles de Svolvær, Leknes e Rost, que são servidos por voos regionais.

O aeroporto mais usado para chegar às Ilhas Lofoten é o de Narvik. De Narvik a Svolvær são menos de 2 horas e meia de carro.

Outro aeroporto utilizado por aqueles, que chegam às Ilhas Lofoten é Bodo. A partir do aeroporto de Bodø há também voos para os aeroportos de Svolvær, Leknes e Røst. A vila de Bodø está ligada por balsa para Moskenes nas ilhas Lofoten. A travessia leva entre 3 horas e 3 horas e meia.

O clima das Ilhas Lofoten.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com