Home / Europa / Noruega / Ilhas da Noruega: Maravilhas da Natureza
Brubrekktinden, Hinnoya, Vesteralen, Noruega. Author Ximonic Simo Rasanen. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike
Brubrekktinden, Hinnoya, Vesteralen, Noruega. Author Ximonic Simo Rasanen

Ilhas da Noruega: Maravilhas da Natureza

A Noruega tem uma extensão costeira de mais de 2.500 km. A costa da Noruega, formada por baías profundas, é uma das mais recuadas do mundo e ao longo da costa da Noruega encontram-se mais de 50.000 ilhas, resíduos como os fiordes da erosão glacial.

Entre elas há também alguns arquipélagos importantes como os das Ilhas Lofoten com 1.227 km² e Vesterålen com 2.511 km², que estão localizados em frente à costa norte-ocidental do país. Estas ilhas nascem dum afloramento da plataforma continental e têm um aspecto montanhoso semelhante ao da costa do continente nas proximidades. Nas ilhas Lofoten o ponto mais alto é alcançado pela montanha Higravstinden com 1.147 metros na ilha de Austvågøy. Enquanto as ilhas Vesterålen excedem 1.200 metros de altura pela montanha Møysalen com 1.262 metros na ilha de Hinnøya. Ao longo da costa central e meridional da Noruega continua o corolário de ilhas, que tornam-se menores, mas aumentam em número para o sul na área dos fiordes.

Austvagoy, Lofoten, Noruega. Autor Thomas Faivre-Duboz . Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike

Austvagoy, Lofoten, Noruega. Autor Thomas Faivre-Duboz

Mais ao norte faz parte da Noruega a ilha de Jan Mayen com 373 km², localizada entre a Noruega e a Gronelândia, uma ilha vulcânica, que sobe mais de dois mil metros pelo Beerenberg com 2.277 metros, um estratovulcão ainda ativo. Mais ao norte ficam as ilhas Svalbard com 61.022 km², localizadas entre o Cabo Norte e o Pólo Norte. As ilhas Svalbard são um grande arquipélago ártico, que é composto por quatro ilhas principais e várias outras menores: Spitsbergen com 39.044 km² tem mais da metade da superfície de todo o arquipélago. As outras ilhas principais são Nordaustlandet com 14.443 km², Edgeøya com 5.073 km² e Barentsøya com 1.288 km². A montanha mais alta do arquipélago é o Monte Newtontoppen com 1.717 metros, localizado no nordeste da ilha de Spitsbergen.

Bleik, Vesteralen, Noruega. Autor Ovuigner. No Copyright

Bleik, Vesteralen, Noruega. Autor Ovuigner

A maior ilha da Noruega está localizada no arquipélago polar de Svalbard e é a ilha de Spitsbergen com 39.044 km². A segunda ilha é Nordaustlandet com 14.443 km², a terceira ilha sendo Edgeøya com 5.073 km² e a quinta ilha Barentsøya com 1.288 km². Estas ilhas encontram-se no arquipélago de Svalbard. Apenas a quarta maior ilha da Noruega, a ilha de Hinnøya com 2.204 km², fica no arquipélago de Vesterålen. Está localizada ao longo da costa norte-ocidental do país.

Outras grandes ilhas ao longo da costa da Noruega são as de Senja com 1.586 km², uma ilha localizada ao sul da cidade de Tromsø, Langøya com 850 km² no arquipélago de Vesterålen, Soroya com 811 km², localizada em frente à vila de Hammerfest, e Kvaløya com 737 km², localizada em frente à cidade de Tromsø.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: