Home / Europa / Espanha / Alicante: palácios, praias e mar
Alicante, Costa Blanca, Comunidade Valenciana, Espanha. Author Guenter Wieschendahl. No Copyright
Alicante, Costa Blanca, Comunidade Valenciana, Espanha. Author Guenter Wieschendahl

Alicante: palácios, praias e mar

Alicante com 350.000 habitantes, localizado ao nordeste de Murcia, é a capital da província de Alicante na Comunidade Valenciana. A cidade está localizada no centro duma baia com vista para o Mar Mediterrâneo. É uma estância balnear popular e centro turístico da Costa Blanca com bairros modernos e jardins amplos ao redor da parte antiga, dominada pelo castelo de Santa Barbara. Alicante é um importante porto e a saída marítima de Madrid e da Espanha Central. De Alicante partem os serviços de ferry para as Ilhas Baleares (Ibiza).

A colina, onde está hoje o castelo de Alicante, foi fortificada pelos cartagineses em 237 a.C. e os romanos fundaram a prefeitura Lucentum. Durante o período das invasões bárbaras Alicante tornou-se uma importante cidade visigótica, depois passou para os bizantinos e .no século VIII aos árabes, que construíram o castelo. Na era árabe a cidade era conhecida pelo nome de Lecant. Alicante passou para mãos cristãs no século XIII e por causa de sua importância estratégica foi disputada entre Castela e Aragão, em que foi incorporada em 1296.

QUE VER: AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DE ALICANTE

Alicante, Costa Blanca, Comunidade Valenciana, Espanha. Author Carlos Quesada Granja. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike

Alicante, Costa Blanca, Comunidade Valenciana, Espanha. Author Carlos Quesada Granja

Ao longo dos últimos 50 anos Alicante tem vivenciado um desenvolvimento notável de turismo graças ao clima ameno e seco, às suas praias e ao seu património histórico. As praias são uma das principais atracções da cidade.

A vida noturna é muito animada em muitas locais da cidade velha (Casco Antiguo) e na área do porto e em particular na chamada Esplanada de España (Paseo de la Explanada). É um passeio belo com palmeiras, que começa a partir do sopé da colina do castelo ao cais principal do porto, um dos melhores na beira-mar da Espanha.

A Cidade Velha (Casco Antiguo), está bem preservada com casas e ruas características no estilo andaluz com flores nas varandas e muitos clubes e bares, onde pode-se gozar de seu tempo de lazer. Entre os principais edifícios históricos há o imponente castelo (Castillo de Santa Bárbara) no topo do Monte Benacantil com 166 metros de altura. É de origem árabe, reconstruído pelos reis cristãos nos séculos XIV, XVI e XVIII e cercado de três muralhas.

Playa del Postiguet, Alicante, Costa Blanca, Comunidade Valenciana, Espanha. Author Zarkos. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike

Playa del Postiguet, Alicante, Costa Blanca, Comunidade Valenciana, Espanha. Author Zarkos

A Câmara Municipal (Ayuntamiento de Alicante) possui o estilo barroco do século XVIII. La Casa de La Asegurada, uma das mais antigas construções civis da cidade, construída em 1685 no estilo barroco, abriga hoje o Museu de Arte Contemporânea de Alicante. O Palácio Gravina, construído entre 1748 e 1808, abriga o Museo de Bellas Artes Gravina, dedicado à pintura e à escultura regional entre os séculos XVI e XX.

Entre os edifícios religiosos há a Concatedral de San Nicolás de Bari, um edifício no estilo renascentista do século XVII, possuindo um claustro do século XV, a Basílica de Santa Maria no estilo gótico do século XIV-XVI, em grande parte reconstruída no século XVIII com um altar-mor no estilo rococó e um portal no estilo barroco, ambos do século XVIII, o Convento de San Agustín Canónigas, iniciado no século XVIII e concluída no século XIX. Entre os museus pode-se mencionar o Museo de Arte Contemporáneo (MACA), o Museo de Bellas Artes Gravina (MUBAG) e o Museu Arqueológico Provincial (MARQ).

Plaza de Luceros, Alicante, Costa Blanca, Comunidade Valenciana, Espanha. Author Zarkos. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike

Plaza de Luceros, Alicante, Costa Blanca, Comunidade Valenciana, Espanha. Author Zarkos

Cinco quilómetros a norte do centro da cidade encontra-se o Mosteiro de La Santa Faz no estilo barroco, um edifício, que data do século XV. No distrito de Albufereta existem os vestígios arqueológicos da cidade romana de Lucentum, que datam do período entre o século IV a.C. e o terceiro século d.C. Do ponto de vista da história militar são interessantes as Torres de Defensa de la Huerta de Alicante, torres defensivas construídas entre os séculos XV e XVII na Huerta de Alicante em defesa dos piratas berberes. Hoje existem 20 torres desse tipo, espalhadas na área circundante de Alicante. Entre os mais interessantes há a Torre de la Verónica, a Torre de la Reixes e a Torre de les Paulines.

Apenas a 20 quilómetros a oeste da cidade de Alicante fica Elche, cujo Palmeral com palmeiras plantadas no século X pelos árabes foi declarado Património Mundial da UNESCO em 2.000. Continuando ao longo da Costa Blanca para o nordeste chegamos a destinos turísticos importantes como Benidorm e Denia.

COMO CHEGAR: VOOS PARA ALICANTE

O aeroporto internacional de Alicante-El Altet (IATA: ALC) está localizado a 9 km ao sudoeste de Alicante. O aeroporto está ligado a vários países europeus e às principais cidades espanholas.

O clima de Alicante.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem