Home / América do Sul / Brasil / Espírito Santo: montanhas e praias

Espírito Santo: montanhas e praias

O Estado do Espírito Santo é um Estado pequeno situtado ao longo da costa atlântica no sul-leste do Brasil entre os Estados do Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais.  A capital do Estado é Vitória, mas a maior cidade é Vila Velha. Fazem parte do Espírito Santo as ilhas de Trindade com 9,2 km² e Martim Vaz com 0,3 km², localizadas no Oceano Atlântico a mais de 1.200 km a leste da costa do Estado.

Colonizado pelos portugueses desde 1535, devido à reação agressiva dos indígenas, o povoamento do Espírito Santo cresceu muito lentamente. Durante os primeiros três séculos o principal produto da região era a cana-de-açúcar, mas desde meados do século XIX o café tornou-se o principal produto agrícola. Neste século houve uma imigração maciça de italianos e alemães, cujos descendentes passaram a representar a maioria da população do Estado. A partir de 1859 houve também uma imigração alemã da Pomerânia. Hoje o dialeto pomerano é nas autarquias de Vila Pavão e Santa Maria de Jetibá uma das línguas oficiais ao lado do português.

O território do Espírito Santo tem ao longo da costa baixa e arenosa uma região plana (Baixada Espíritossantense) e uma região interna de planaltos e montanhas. Os planaltos têm alturas de 650 metros. Ao longo da fronteira com Minas Gerais ficam as montanhas que fazem parte da Serra do Caparaó. Aqui está o Pico da Bandeira com 2.892 metros, que é o ponto mais alto do Estado.

O Estado tem alguns dos portos mais importantes do Brasil. É a saída natural para os produtos de Minas Gerais. A economia é baseada na pecuária e agricultura. São cultivadas cana-de-açúcar, café, laranjas e coqueiros. O território do Espírito Santo é rico em minerais, gás natural e petróleo.

Espírito Santo é famoso por suas praias, que são muito frequentadas pelos habitantes de Minas Gerais. Há possibilidades interessantes para excursões nos parques naturais da região.

– As atrações turísticas: o que visitar no Estado do Espírito Santo

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Área: 46.077 km²
  • População: 3.512.672 (situação em 2010): pardos 48,6%, brancos 42,2%, pretos 8,4%, amarelos e indígenas 0,8%
  • Capital: Vitória
  • Fuso horário: UTC-3, no verão UTC-2

ALOJAMENTOS E HOTÉIS NO ESPÍRITO SANTO

Booking.com