Home / Europa / Espanha / Catalunha: Barcelona, ​​Costa Brava e os Pirinéus
Aqueduto em Tarragona (Puente del Diablo), Catalunha, Espanha. Author Joanim. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike
Aqueduto em Tarragona (Puente del Diablo), Catalunha, Espanha. Author Joanim

Catalunha: Barcelona, ​​Costa Brava e os Pirinéus

A Catalunha é uma região da Espanha, localizada no nordeste da Península Ibérica. Ao norte faz fronteira com a França e Andorra, enquanto a leste e ao sul è banhada pelo Mar Mediterrâneo com 580 km de costa. Por último faz fronteira com a Comunidade Valenciana ao sul e com o Aragão a oeste.

No passado a região era parte das possessões do rei do Aragão e difere ainda na sua própria língua, o catalão, mas todos os habitantes falam também o castelhano (espanhol), uma outra língua oficial. Além do catalão e do espanhol existe o aranês, um dialeto do occitano, falado no vale de Aran por um pouco mais de quatro mil pessoas.

Catalunha é composta por quatro províncias: Barcelona, Girona, Lérida (Lleida) e Tarragona. A capital é Barcelona, que é a segunda maior cidade da Espanha pela população e é a força motriz da economia espanhola. A economia da Catalunha é a mais importante da Espanha, tratando-se duma região altamente industrializada.

Lloret de Mar, Costa Brava, Catalunha, Espanha.  Author Katona Marcell. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike

Lloret de Mar, Costa Brava, Catalunha, Espanha. Author Katona Marcell

Geograficamente Catalunha é fechada entre o mar e os Pirinéus. No centro da região existe uma planície baixa, onde corre o rio Segre, um afluente do rio Ebro, enquanto no extremo sul a região é atravessada pelo rio Ebro, mas a maior parte da região é montanhosa. Ao longo da costa existem as cadeias das montanhas da Cordilheira Litoral e da Cordilheira Prelitoral. Nesta última o Turó de l’Home na Serra de Montseny excede 1.700 metros de altura. Ao norte sobem os picos majestosos dos Pirinéus. Aqui ao longo da fronteira com a França fica a mais alta montanha da Catalunha: la Pica d’Estats com 3.143 metros.

O turismo é um dos marcos da economia regional. Os principais destinos turísticos da Catalunha são a cidade de Barcelona com as suas Ramblas, a Sagrada Família e o Bairro Gótico, as ruínas romanas de Tarragona, as praias e balneários da Costa Brava e da Costa Dourada, as belas montanhas dos Pirenéus com as suas áreas de esqui e trilhas naturais, tais como as do único parque nacional da Catalunha: o parque Nacional de Aigüestortes y Lago de San Mauricio, localizado na parte central dos Pirenéus catalães. Ao lado do parque nacional a região tem oito parques naturais.

Hospital de Sant Pau, Barcelona, Catalunha, Espanha.  Author Bernard Gagnon. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike

Hospital de Sant Pau, Barcelona, Catalunha, Espanha. Author Bernard Gagnon

Na Catalunha há 6 locais declarados Património da Humanidade pela UNESCO: 1) o complexo arqueológico da cidade de Tarragona, 2) as igrejas românicas do Valle de Boi, 3) o Mosteiro de Poblet, 4) o Palau de la Música Catalana e o Hospital de Sant Pau em Barcelona, 5) ​​as obras de Antoni Gaudí em Barcelona (Sagrada Família, Parc Güell, Palau Güell, Casa Milà (La Pedrera), Casa Vicens, Casa Batlló e a Igreja da Colonia Guell, no subúrbio de Santa Coloma de Cervelló), 6) a arte pré-histórica da Bacia do Mediterrâneo na Península Ibérica com vários locais em diferentes regiões da Espanha.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

Catalunha

Catalunha

CATALUNHA

  • Área: 32.114 km²
  • População: 7.467.000 (censo de 2009)
  • Capital: Barcelona
banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem