Home / Oceania / Pitcairn / Pitcairn: a ilha dos amotinados do Bounty

Pitcairn: a ilha dos amotinados do Bounty

A colónia britânica de Pitcairn é composta de quatro ilhas: Pitcairn com 4,6 km², Ducie com 0,7 km², Henderson com 37,3 km² e Oeno com 0,65 km², dos quais apenas uma ilha, a de Pitcairn, é habitada. A ilha de Pitcairn é um dos lugares habitados mais remotos do planeta, sendo isolado no meio do Oceano Pacífico. A terra mais próxima são as Ilhas Gambier, pertencentes à Polinésia Francesa, que estão localizadas a 500 km ao oeste, enquanto a leste a ilha mais próxima é a Ilha de Páscoa, que é distante de 2.000 km.

A ilha de Pitcairn, localizada no sul do Oceano Pacífico ao sul do Trópico de Capricórnio, é uma colónia britânica. Adamstown é a única aldeia da ilha. Pitcairn é uma ilha vulcânica com penhascos íngremes com vista para o mar e um interior acidentado e montanhoso, que atinge a sua altura máxima pelo Pawala Valley Ridge com 347 metros.

A terra é muito fértil e apropriada para a agricultura. São cultivados coqueiros, bananeiras e laranjeiras. Outras atividades são a pesca e o artesanato. Pitcairn foi descoberta em 1767 pelo capitão britânico Philip Carteret. O nome Pitcairn foi o nome do marinheiro, que foi o primeiro, que avistou a ilha. Os habitantes são descendentes dos marinheiros amotinados do navio “Bounty” e de mulheres de Taiti, que os haviam seguido, que desembarcaram lá em 1790.

Os restos do navio – a campainha e a âncora – que foram afundados pelos marinheiros, foram encontradas em 1957 no extremo sul da ilha. Estão agora visíveis na praça de Adamstown.

A ilha Henderson (Henderson Island), um atol que está localizado a 150 km ao nordeste de Pitcairn, foi incluída no patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO.

Com uma população total de menos de 50 pessoas, Pitcairn é o território, embora não seja um Estado independente, menos povoado do mundo.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 43,25 km², 62,45 km² incluindo as águas interiores das lagoas: Pitcairn com 4,6 km², Ducie com 0,7 km², Henderson com 37,3 km² e Oeno com 0,65 km²
  • População: 48 (situação em 2012) – Uma população mista de descendentes britânico-taitianos dos amotinados do navio “Bounty”
  • Única localidade: Adamstown
  • Línguas oficiais: As línguas oficiais são o inglês e um crioulo inglês, que chama-se pitcairnense.
  • Religião: Cristandade 100% – adventistas a 100%
  • Moeda: Dólar neozelandês (NZD)
  • Fuso horário: UTC-8

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: