Home / Europa / Bósnia e Herzegovina / Mostar: um centro medieval otomano dominado pela ponte típica

Mostar: um centro medieval otomano dominado pela ponte típica

Mostar com 130 mil habitantes é a maior e mais importante cidade da Herzegovina e está situada no rio Neretva. O seu nome vem da bela ponte (Stari Most), construída pelos turcos otomanos no século XVI sobre o rio, que passa por ela. A cidade foi fundada pelos otomanos no século XV e tornou-se a partir do final do século XVI o centro administrativo da Herzegovina turca. A cidade foi fortificada no século XVI e em 1566 foi construída a ponte de pedra, que é o símbolo da cidade, que substituiu uma antiga ponte de madeira. O Império Otomano governou Mostar e sua região até 1878, quando a cidade começou a ser administrada pelo Império Austro-Húngaro.

A ponte otomana (Stari Most) é a principal atração turística da cidade, que foi destruída durante a guerra da Bósnia em 1993, mas foi reconstruída em 2004 graças à UNESCO. Toda a cidade tradicional de Mostar faz parte dos monumentos do Património Mundial da UNESCO desde 2005. Mostar é o destino turístico mais importante da Bósnia e Herzegovina.

O centro histórico de Mostar, chamado Stari Grad – Cidade Velha – , estende-se ao redor da antiga ponte otomana e ao longo do rio Neretva. Ele reflete os diferentes grupos étnicos e religiosos, que compõem a população, que vive na cidade. Há antigos palácios, mesquitas, igrejas católicas e ortodoxas, mas a marca otomana permeia toda a cidade antiga. Essa peculiaridade é que tornou Mostar nos últimos anos num dos destinos turísticos mais importantes da Bósnia e Herzegovina.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com