Home / América Central e Caribe / Martinica / Martinica: ilha selvagem com um vulcão ativo
Pitons du Carbet, Martinica. Author Dalbera. Licensed under Creative Commons Attribution
Pitons du Carbet, Martinica. Author Dalbera

Martinica: ilha selvagem com um vulcão ativo

A ilha de Martinica (Martinique) é um departamento ultramarino francês no Caribe nas Pequenas Antilhas ao sul de Dominica e ao norte de Santa Lúcia. A localidade principal da ilha é a cidade de Fort-de-France. Martinica foi descoberta por Cristóvão Colombo em 1493. Foi só em 1635, que a ilha foi ocupada permanentemente por um grupo de colonos franceses, que fundaram a vila de Saint-Pierre.

A ilha, que é de origem vulcânica, é montanhosa e densamente florestada e atinge a altura máxima pelo vulcão Montagne Pelée com 1.397 metros, localizada no extremo norte da ilha. O vulcão com a sua última erupção em 1902 destruiu a vila de Saint-Pierre, causando mais de 30.000 mortos. A parte norte da ilha é montanhosa. Esta parte de Martinica é dominada não só pela Montagne Pelée mas também pelos Pitons du Carbet com 1.196 metros, um grupo de cinco vulcões antigos, agora extintos, que dominam a baía, onde fica a localidade principal da ilha: Fort-de-France.

A área ao sul de Martinica é plana com algumas colinas baixas, que raramente atingem 500 metros de altura. Martinica tem, devido à sua natureza vulcânica, praias de areia preta vulcânica, formadas por cinzas vulcânicas, e praias de areia branca, formadas por corais. As praias de areia preta estão localizadas na parte norte, enquanto as praias de corais estão localizadas na zona sul.

Mapa da Martinica

Mapa da Martinica

A economia da ilha é baseada na agricultura com cana-de-açúcar, frutas tropicais, milho, feijão, baunilha, tabaco e vegetais, na pesca, na silvicultura, na agricultura e no turismo.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 1.128 km² – terras aráveis 16%, prados e pastagens 13%, florestas e arbustos 44%, terras incultas e improdutivas 27%
  • População: 400.000 (situação em 2007) – africanos e mulatos (descendentes de europeus e africanos) 90%, europeus 5%
  • Localidade principal: Fort-de-France.
  • Língua oficial: A língua oficial é o francês. Fala-se um crioulo francês.
  • Religião: Católicos Romanos.
  • Moeda: Euro (EUR)
  • Fuso horário: UTC–4
dealform 336x280
banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem