Home / América Central e Caribe / Martinica / Martinica: ilha selvagem com um vulcão ativo

Martinica: ilha selvagem com um vulcão ativo

A ilha de Martinica (Martinique) é um departamento ultramarino francês no Caribe nas Pequenas Antilhas ao sul de Dominica e ao norte de Santa Lúcia. A localidade principal da ilha é a cidade de Fort-de-France. Martinica foi descoberta por Cristóvão Colombo em 1493. Foi só em 1635, que a ilha foi ocupada permanentemente por um grupo de colonos franceses, que fundaram a vila de Saint-Pierre.

A ilha, que é de origem vulcânica, é montanhosa e densamente florestada e atinge a altura máxima pelo vulcão Montagne Pelée com 1.397 metros, localizada no extremo norte da ilha. O vulcão com a sua última erupção em 1902 destruiu a vila de Saint-Pierre, causando mais de 30.000 mortos. A parte norte da ilha é montanhosa. Esta parte de Martinica é dominada não só pela Montagne Pelée mas também pelos Pitons du Carbet com 1.196 metros, um grupo de cinco vulcões antigos, agora extintos, que dominam a baía, onde fica a localidade principal da ilha: Fort-de-France.

A área ao sul de Martinica é plana com algumas colinas baixas, que raramente atingem 500 metros de altura. Martinica tem, devido à sua natureza vulcânica, praias de areia preta vulcânica, formadas por cinzas vulcânicas, e praias de areia branca, formadas por corais. As praias de areia preta estão localizadas na parte norte, enquanto as praias de corais estão localizadas na zona sul.

A economia da ilha é baseada na agricultura com cana-de-açúcar, frutas tropicais, milho, feijão, baunilha, tabaco e vegetais, na pesca, na silvicultura, na agricultura e no turismo.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 1.128 km² – terras aráveis 16%, prados e pastagens 13%, florestas e arbustos 44%, terras incultas e improdutivas 27%
  • População: 400.000 (situação em 2007) – africanos e mulatos (descendentes de europeus e africanos) 90%, europeus 5%
  • Localidade principal: Fort-de-France.
  • Língua oficial: A língua oficial é o francês. Fala-se um crioulo francês.
  • Religião: Católicos Romanos.
  • Moeda: Euro (EUR)
  • Fuso horário: UTC–4

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: