Home / América do Norte / Gronelândia / Trilhas para caminhadas ao longo do fiorde de gelo, Ilulissat, Groenlândia
Trilhas para caminhadas ao longo do Icefjord, Ilulissat, Groenlândia. Autor e Copyright Almo
Trilhas para caminhadas ao longo do Icefjord, Ilulissat, Groenlândia. Autor e Copyright Almo

Trilhas para caminhadas ao longo do fiorde de gelo, Ilulissat, Groenlândia

Uma das experiências mais bonitas de se fazer em Ilulissat é certamente o trekking por um dos caminhos que percorrem o Fiorde de Gelo. Existem duas trilhas principais demarcadas: a amarela e a azul. Ambos os caminhos podem ser percorridos em poucas horas. Alguns hotéis em Ilulissat, como o Hotel Arctic, contam com transporte gratuito que o leva até o ponto de partida das trilhas.

O CAMINHO AMARELO

O caminho mais curto, marcado em amarelo, segue ao longo da península ao sul da cidade de Ilulissat. O caminho amarelo começa na Usina Hidrelétrica e com um belo caminho no alto das rochas permite vistas esplêndidas dos icebergs que margeiam esta parte da Baía de Disko. O itinerário real é de 2,7 km e leva menos de 2 horas (para a rota de trekking você deve adicionar os quilômetros necessários para chegar ao seu hotel).

Durante o percurso, faça inúmeras paradas para admirar a magnífica paisagem diante de seus olhos. Observe a típica vegetação ártica feita de musgo e líquen. A Baía de Disko se estende abaixo de você e é pontilhada por enormes icebergs. Ouça os sons do gelo caindo no mar. Observe o mar de perto, pois ao longo do fiorde de gelo você também poderá avistar baleias à distância. Se você tiver binóculos pequenos, aumentará muito sua chance de localizá-los.

Trilha amarela ao longo do fiorde de gelo, Ilulissat, Groenlândia
Trilha amarela ao longo do fiorde de gelo, Ilulissat, Groenlândia
Ao longo da trilha amarela, Icefjord, Ilulissat, Groenlândia. Autor e Copyright Marco Ramerini
Ao longo da trilha amarela, Icefjord, Ilulissat, Groenlândia. Autor e Copyright Marco Ramerini

O CAMINHO AZUL

O caminho mais longo é o caminho azul. Esta trilha começa no museu de última geração dedicado à cultura Inuit e ao Icefjord: o Ililussat Icefjord Centre. A primeira parte do caminho é em uma passarela de madeira confortável. Aqui, no alto do terreno acima da praia, estão os restos de um antigo povoado Inuit. Mas pouco ou nada desta primeira aldeia é visível. Logo após o final da passarela de madeira, em uma posição panorâmica, existem bancos e mesas de madeira onde você pode relaxar e admirar o fiorde de gelo e a baía de Disko.

O caminho continua, sempre em uma posição panorâmica, ao longo do Icefjord por alguns quilômetros. Chega-se então a uma pequena enseada que é o ponto mais próximo do glaciar. Daqui, do outro lado do fiorde, observamos duas baleias. Após este trecho, o caminho segue decididamente para o interior subindo até um lago e depois sobe para chegar ao desfiladeiro de onde retorna a Ilulissat. O caminho da trilha tem cerca de 7 quilômetros e leva 4 ou 5 horas (você deve adicionar os quilômetros necessários para chegar ao seu hotel à rota de trekking).

Trilha azul ao longo do fiorde de gelo, Ilulissat, Groenlândia
Trilha azul ao longo do fiorde de gelo, Ilulissat, Groenlândia

As trilhas ao longo do fiorde de gelo são fáceis. Apenas o caminho azul possui, na última parte, um trecho em aclive. Mas lembre-se de que você está no Ártico, o clima pode mudar repentinamente. Também é proibida a aproximação da costa devido às ondas (mini tsunami) provocadas pela queda do gelo no mar. Traga bastante água e um chapéu com rede para se proteger dos irritantes mosquitos e outros insetos árticos.

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com