Home / África / Seychelles / Silhouette: uma ilha quase totalmente parque nacional
Baie Cipailles , Silhouette, Seychelles. Credit Torsten Dickmann. Seychelles Tourism Board Media Hub
Baie Cipailles , Silhouette, Seychelles. Credit Torsten Dickmann. Seychelles Tourism Board Media Hub

Silhouette: uma ilha quase totalmente parque nacional

Silhouette é uma pequena ilha montanhosa nas Seychelles, localizada a cerca de 20 km a noroeste da maior ilha do arquipélago, Mahé. A sua superfície tem pouco mais de 20 quilómetros quadrados, mas num espaço tão pequeno a ilha contém todos os aspectos que fizeram das Seychelles um destino turístico muito procurado, tanto para os amantes do mar como para os que adoram mergulhar ou apenas admirar a exuberante natureza dessas ilhas tropicais.

A ilha tem uma aparência vagamente circular e é dominada por uma montanha com mais de 750 metros de altura, Mont Dauban ou Mont Plasir. No total, são cinco picos que ultrapassam quinhentos metros de altura. Toda a ilha é caracterizada por montanhas verdes cobertas de vegetação tropical que chegam frequentemente ao mar. Lá crescem principalmente coqueiros e árvores takamaka (Calophyllum tacamahaca).

Pedras de granito na praia de Baie Cipailles , Silhouette, Seychelles. Credit Torsten Dickmann. Seychelles Tourism Board Media Hub
Pedras de granito na praia de Baie Cipailles , Silhouette, Seychelles. Credit Torsten Dickmann. Seychelles Tourism Board Media Hub

A ILHA DA FAMÍLIA DAUBAN

Em 1771, o navegador francês Charles Ogier desembarcou no lado leste da ilha em Anse La Passe. O nome da ilha deriva de Étienne de Silhouette (1709-1767), que foi ministro das finanças da França no governo de Luís XV. Na época, as Seychelles eram uma colônia francesa. Cerca de 200 pessoas vivem na ilha hoje, dividida em duas pequenas aldeias: Grand Barbe, na costa oeste, e La Passe, na costa leste.

Por cerca de cem anos, a ilha foi propriedade da família Dauban, uma família de ascendência francesa, que veio de Maurício. Os Dauban promoveram o desenvolvimento de extensas plantações de coco na ilha para a produção de copra. O antigo solar transformou-se num museu que conta a história da família e a sua ligação com Silhouette. Perto da aldeia de Grand Barbe existe outro testemunho histórico que data de 1864, o Mausoléu de Dauban, um edifício em forma de templo clássico onde estão enterrados alguns membros da família.

Baie Cipailles , Silhouette, Seychelles. Credit Serge Marizy. Seychelles Tourism Board Media Hub
Baie Cipailles , Silhouette, Seychelles. Credit Serge Marizy. Seychelles Tourism Board Media Hub

Na ilha existem muitas espécies de animais, principalmente pássaros e plantas endêmicas. A maioria das plantas endêmicas das Seychelles são encontradas em Silhouette, algumas das quais são exclusivas da ilha. Quase toda a superfície da ilha (93%) é protegida como um parque nacional, o Silhouette National Park. O ambiente marinho ao redor da ilha também é protegido por um Parque Nacional Marinho.

ONDE FICAR E COMO CHEGAR

Na ilha existem alguns lodges e pensões, bem como um hotel da rede Hilton, o Labriz Resort & Spa. A ilha pode ser acedida directamente a partir do Aeroporto Internacional de Mahé com um voo de helicóptero de 15 minutos. Ou com um passeio de barco de cerca de 45 minutos saindo do cais de Bel Ombre.

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: