Home / Europa / República Checa / República Checa atrações turísticas: que ver na Chéquia

República Checa atrações turísticas: que ver na Chéquia

A República Checa sempre foi um ponto de passagem entre as diferentes culturas europeias. A beleza e a variedade das suas paisagens e o seu rico património artístico e cultural torná-lo um país atraente para os turistas.

Praga é uma cidade magnífica, cheia de pontes, catedrais, torres e cúpulas de igrejas, que são refletidas nas águas do rio Vltava/Moldau, onde pode encontrar uma simbiose única entre os vários estilos arquitectónicos. No entanto a República Checa não é só representada pela sua capital, mas há cidades menores, bem preservados centros históricos, castelos magníficos, estâncias termais históricas e interessantes lugares naturais.

Entre as cidades mais bonitas é Český Krumlov/Krumau, localizada no sul do país perto da fronteira com a Áustria, cujo centro histórico está localizado numa curva do rio Moldava (Vltava/Moldau). Cidades de grande encanto são também Plzeň/Pilsen no sudoeste de Praga, famosa por sua cerveja Pilsner, e České Budějovice/Budweis, que está localizada no sul do país a norte de Český Krumlov/Krumau, mantendo um centro histórico com valiosas arquiteturas barrocas e medievais. Kutná Hora/Kuttenberg, localizada a leste de Praga, é cheia de estilo gótico e juntamente com a cidade vizinha de Sedlec/Sedletz faz parte do Património Mundial da UNESCO.

Uma outra cidade a ser descoberta é a de Litomyšl/Leitomischl ao norte de Brno/Brünn com um belo castelo renascentista. Třebíč/Trebitsch e a próxima Telč/Teltsch são ambos Património Mundial da UNESCO, bem como Kroměříž/Kremsier com um belo castelo do século XVII e a paisagem cultural de Lednice/Eisgrub-Valtice/Felsberg.

Durante séculos as termas da Boémia e da Morávia eram frequentadas pela nobreza e os governantes da Europa inteira. Ainda hoje a cidade de Karlovy Vary, anteriormente conhecido pelo seu nome alemão Karlsbad, Marianske Lazne/Marienbad e Františkovy Lázně/Franzensbad são entre os balneários mais importantes da Europa. Mas no país há inúmeros outros estâncias termais como as de Janské Lázně/Johannisbad nas Montanhas dos Sudetos e Velké Losiny/Gross Ullersdorf no norte da Morávia.

As zonas montanhosas do país são áreas turísticas importantes, onde pode viver em contato com a natureza, praticando caminhadas e desporto de inverno num das muitas estâncias de esqui do país. Os centros de Harrachov/Harrachsdorf, Pec pod Sněžkou/Petzer unter der Schneekoppe, Špindlerův Mlýn/Spindler Muehle e Rokytnice nad Jizerou/Rochlitz an der Iser nas Montanhas dos Gigantes na região dos Sudetos na fronteira com a Polónia são entre os centros de esqui mais importantes da República Checa.

A República Checa é também conhecida por seus muitos castelos. O mais famoso é Karlštejn/Karlstein, localizado a poucos quilómetros a sudoeste de Praga. Para o sul de Praga fica um outro castelo maravilhoso, o de Konopiště/Konopischte, que foi a residência do herdeiro do trono dos Habsburgos. Ao sul de Praga um outro castelo é para visitar: O castelo de Zvíkov/Klingenberg, rodeado por um belo ambiente natural.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: