Home / Europa / República Checa / Praga atrações turísticas: o que ver em Praga

Praga atrações turísticas: o que ver em Praga

A antiga cidade de Praga/Praha/Prag está concentrada nos cinco bairros históricos (Hradčany/Hradschin, Malá Strana/Kleinseite, Staré Město/Prager Altstadt, Nové Město/Prager Neustadt e Vyšehrad/Prager Hochburg), dos quais Hradčany e Malá Strana estão localizados na margem esquerda do Vltava/Moldau.

O povoado mais antigo é o Castelo de Praga/Praha/Prag (Hradcany/Hradschin), fundado no século IX e em torno do qual surgiu o resto da cidade. Ao sul do Castelo fica o distrito de Malá Strana/Kleinseite (Cidade Pequena), que era o bairro, onde morava a população de etnia alemã da cidade e que até meados do século XIX foi a maioria dos habitantes de Praga/Prag.

Na margem direita do Vltava/Moldau são os outros três bairros: O centro medieval da cidade é o bairro de Stare Mesto (Cidade Velha), que abriga também o Bairro Judeu (Josefov/Josephstadt), ao sul fica o distrito de Nove Mesto/Prager Neustadt (Cidade Nova ), que data do século XIV, e finalmente mais ao sul numa colina com vista para o rio Vltava fica o forte de Vyšehrad/Prager Hochburg.

Todos os monumentos, palácios e pontos turísticos mais importantes de Praga estão concentrados nesta área, que estende-se por 4 km de comprimento e 2,5 km de largura. Esta área da cidade presta-se bem a uma visita a pé ou usando para distâncias curtas a eficiente rede de transporte público da cidade.

Praga/Praha/Prag é uma das mais belas cidades da Europa. Há muitos monumentos e obras de arte de vários estilos, do românico para o gótico, a partir do Renascimento ao Barroco, que testemunham a sua longa história.

A cidade é caracterizada pela presença da Cidadela (Hrad), que domina o resto da cidade. Aqui estão o castelo medieval, ampliado e modificado no século XVIII durante o reinado de Maria Teresa da Áustria graças ao trabalho de artistas italianos.

No interior da cidadela encontram-se alguns dos edifícios mais interessantes de Praga como o Palácio Real, a Catedral de São Vito, a Basílica de São Jorge, o Pavilhão Real Belvedere e o Palácio Sternberg.

Para uma bela vista da cidade aconselha-se a visita do antigo Mosteiro Strahov/Strohhof. Se quiser uma atmosfera tranquila e relaxante pode ver o distrito de Mala Strana/Kleinseite, cheio de ruas pitorescas com edifícios antigos. Aqui ficam o Palácio monumental de Waldstein e a igreja barroca de São Nicolau.

A famosa Ponte Carlos (Karluv most/Karlsbrücke) liga este distrito com a Stare Mesto/Prager Altstadt (Cidade Velha). Na praça central da Cidade Velha (Stare Mesto/Prager Altstadt) surgem a Câmara Municipal, a igreja de Tyn/Teynkirche e o monumento a Jan Hus. No Stare Mesto (Cidade Velha) estão a visitar a Torre da Pólvora, o antigo gueto judeu com a sinagoga Staronova de 1270, a Câmara Municipal com o relógio hebraico, o Museu Judaico e o cemitério. Da Praga moderna não é a negligenciar a movimentada Praça Venceslau/Wenzelsplatz. O centro da cidade pode ser facilmente feito a pé. Para alcançá-lo é conveniente utilizar o Metro.

Locais a visitar: a bela Cidade Velha/Stare Mesto/Prager Altstadt, a não perder as soberbas sinagogas e o cemitério do Bairro Judeu, o complexo do Castelo, que também inclui a Catedral e a área circundante da Ruela de Ouro e Nový Svět, uma das ruas mais características da cidade, Malá Strana/Kleinseite (Cidade Pequena) com o belo Mosteiro Strahov/Strohhof e a sua biblioteca maravilhosa. Entre os museus o mais importante é a Galeria Nacional, uma galeria de arte de primeira ordem.

NOS ARREDORES DE PRAGA/PRAHA/PRAG:

CASTELOS DA BOÉMIA: Castelo de Karlstejn/Karlstein, construído no século XIV por ordem de Carlos IV, a Capela da Santa Cruz guarda o tesouro da coroa do rei da Boêmia e na mesma capela encontram-se os afrescos famosos do Magister Theodoricus, o Castelo de Konopiste/Konopischte, construído no século XIV), o Castelo de Krivoklat/Pürglitz, o Castelo de Zbraslav/Königsaal, o Castelo de Zvikov/Klingenberg, um castelo antigo com uma capela, sendo uma jóia do gótico tardio do século XV, decorada com pinturas medievais, o Castelo Duchcov/Dux de origem renascentista, mas reconstruído no período barroco por Giacomo Casanova.

Praga/Praha/Prag: uma bela cidade da Europa Central.

Praga Clima: quando ir para Praga.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: