Home / Europa / Croácia / Croácia: Dalmácia, Istria e Eslavônia

Croácia: Dalmácia, Istria e Eslavônia

A Croácia (Republika Hrvatska) é uma república independente, que fazia parte da Iugoslávia até sua dissolução em 1991. O país está localizado na parte noroeste da Península dos Balcãs incluindo uma longa costa cheia de uma infinidade de ilhas no Mar Adriático. A Croácia tem a cidade de Zagrebe como capital. Em 1 º de julho de 2013, a Croácia tornou-se o 28° estado-membro da União Europeia.

O país se estende de Istria para as planícies do Drava e do Danúbio, enquanto a sul incluindo toda a costa da Dalmácia com suas ilhas. No interior os Alpes Dináricos marcam a fronteira com a Bósnia e Herzegovina.

Do ponto de vista geográfico o território croato tem três áreas principais: a região costeira ao longo do Mar Adriático em parte formada por terrenos cársticos e por vezes rochosa e estéril, a área montanhosa interna, uma parte dos Alpes Dináricos densamente florestadas e as áreas colinosas e de planícies a leste das montanhas com lagos e rios, entre eles o Sava, o Drava e o Danúbio. A montanha mais alta da Croácia é o Dinara com 1.831 metros, situado ao longo da fronteira com a Bósnia e Herzegovina.

Ao longo da costa do Adriático, que se estende por cerca de 700 km, existem centenas de ilhas. As duas maiores ilhas são Cres/Cherso com 405 km² e Krk/Veglia com 405 km². Outras grandes ilhas são Brač/Brazza com 396 km², Hvar/Lesina com 297 km², Pag/Pago com 284 km² e Korčula/Curzola com 271 km².

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Superfície: 56.594 km²
  • População: 4.460.000: Sobretudo croatas; mas também sérvios, eslovenos, húngaros, bósnios e italianos (30.000).
  • Capital: Zagrebe (Zagreb)
  • Língua oficial: A língua oficial é o croata. Em Ístria algumas cidades são bilíngües (italiano-croata). O conhecimento da língua italiana é grande tanto na Ístria que na Dalmácia ao longo da costa.
  • Religião: Predominantemente católicos; minorias de cristãos ortodoxos e muçulmanos.
  • Moeda: Kuna (HRK)
  • Fuso horário: UTC+1, Verão UTC+2.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com