Home / América do Norte / Estados Unidos / Arizona / O Parque Nacional da Floresta Petrificada (Petrified Forest National Park)

O Parque Nacional da Floresta Petrificada (Petrified Forest National Park)

O Parque Nacional da Floresta Petrificada (Petrified Forest National Park) é um parque do Arizona, localizado no deserto do centro-leste do Estado, 20 milhas a leste da vila de Holbrook e perto da fronteira com o Novo México.

O parque abrange uma área de 378 km², formado em grande parte por território deserto, que pertence ao Deserto Pintado (Painted Desert). Nesta área é uma das concentrações mais conhecidas e maiores de madeira petrificada dos Estados Unidos. Os troncos petrificados no parque datam do período triássico entre 225 e 205 milhões de anos atrás. A área do parque é rica em fósseis e sítios pré-históricos.

A parte norte do parque é formada pelo Deserto Pintado (Painted Desert). Nesta área são visíveis afloramentos de terreno estratificados, que datam do Triássico superior. No trecho sul vai encontrar a maioria dos troncos petrificados e inúmeros assentamentos pré-históricos com esculturas em pedra dos ameríndios.

AS ATRAÇÕES TURÍSTICAS: O QUE VISITAR NO PARQUE NACIONAL DA FLORESTA PETRIFICADA (PETRIFIED FOREST NATIONAL PARK)

A estrada através do parque é de 28 milhas de comprimento, a que pode adicionar outras 3,5 milhas do percurso circular da Blue Mesa. Geralmente uma visita ao parque leva 2-5 horas. Ao longo do caminho existem muitos pontos de paragem, de onde pode admirar as formações rochosas e as características geológicas do parque.

A partir da entrada ao longo da Interstate 40 encontramos o Painted Desert Visitor Center, o Tiponi Point, o Tawa Point, o Kachina Point e o Painted Desert Inn, um National Historic Landmark, o Chinde Point, o Pintado Point, o Nizhoni Point, o Whipple Point, o Lacey Point, o Puerco Pueblo, o Newspaper Rock, The Tepees, o caminho circular da Blue Mesa, o Agate Bridge, o Jasper Forest, o Crystal Forest, o Long Logs, o Agate House, o Rainbow Forest Museum e os Giant Logs.

Em vários destes pontos são também caminhos curtos a pé como o Painted Desert Rim (entre Tawa Point e Kachina Point), o Puerco Pueblo, a Blue Mesa, o Crystal Forest, os Giant Logs, os Long Logs e o Agate House.

FLORESTA PETRIFICADA: COMO CHEGAR

De carro: Vindo de Phoenix pode usar duas vias diferentes: Percorrer as Interstates 17 North e 40 East, indo de Flagstaff (259 milhas) ou tomar as Highways 87 North para Payson e a 260 East para Heber a 377 North para Holbrook e a 180 South para o parque (215 milhas). Vindo de Albuquerque (Novo México) tomar a Interstate 40 a oeste até a saída 311 (204 milhas).

O Parque Nacional da Floresta Petrificada tem duas entradas: Uma para o norte (entrada norte) ao longo da Interstate 40 e outra entrada para o sul (entrada sul) ao longo do Highway 180.

Os visitantes podem entrar através duma entrada e saír para a entrada oposta. A vila mais próxima do parque é a de Holbrook e é aqui, que vai encontrar hotéis a ser utilizados para visitar o parque.

Avião: Os aeroportos mais próximos estão localizados em Phoenix (Arizona) e Albuquerque (Novo México).

FLORESTA PETRIFICADA: INFORMAÇÕES ÚTEIS

Horário: O parque está aberto durante o ano inteiro das 08.00 às 17.00 horas, encerrado o dia de Natal.

Ingressos: A entrada é de US$ 10.00 por veículo e inclui todos os passageiros do veículo. A taxa de entrada para aqueles, que chegam sem veículo (caminhada, ciclismo) é de US$ 5,00 por pessoa. O bilhete é válido por 7 dias.

Parque Nacional da Floresta Petrificada Serviços disponíveis: O Centro de Visitantes (Painted Desert Visitor Center) e o Rainbow Forest Museum são abertos das 8.00 às 17.00.  O Painted Desert Inn National Historic Landmark (museu) está aberto das 9.00 às 17.00 durante o ano inteiro. Dentro do parque há hotéis e parques de campismo, mas nenhum outro tipo de alojamento para pernoitas. Nas vilas ao redor do parque pode encontrar qualquer tipo de acomodação.

A FLORESTA PETRIFICADA CLIMA: QUANDO IR

O clima do Parque Nacional da Floresta Petrificada é desértico, mas muito variável ao longo do ano. Os verões são quentes com trovoadas entre julho e setembro. As temperaturas máximas estão acima de 32°C entre junho e agosto. Os invernos podem ser bastante frios por causa da altura de mais de 1.500 metros acima do nível do mar e por vezes a neve pode cair. As temperaturas mínimas estão debaixo de zero no período de novembro a março. As estações intermediárias, a primavera e o outono, podem ser quentes ou frias com mudanças bruscas durante o dia. A precipitação anual é de pouco mais de 200 mm.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

FLORESTA PETRIFICADA TABELAS CLIMATOLÓGICAS

HOLBROOK (1549 metros)
Mês Temp. mín. média (°C) Temp. máx. média (°C) Precip. (mm) Dias de chuva
Janeiro -7 8 14
Fevereiro -5 12 13
Março -2 16 14
Abril 1 21 10
Maio 5 26 7
Junho 10 32 7
Julho 15 33 34
Agosto 14 32 38
Setembro 10 29 25
Outubro 2 23 18
Novembro -3 15 14
Dezembro -7 8 14
ANO 208

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com