Home / América do Norte / Estados Unidos / Goosenecks: o espetacular desfiladeiro do Rio San Juan

Goosenecks: o espetacular desfiladeiro do Rio San Juan

Os Goosenecks são impressionantes desfiladeiros esculpidos na rocha pelo rio San Juan, que aqui formou uma série de meandros entrincheirados, uma formação geológica bastante rara.

Os Goosenecks estão no norte do Monument Valley ao longo da estrada 163 (Highway 163) ao norte da pequena vila de Mexican Hat. A cidade mais próxima é Blanding, que está localizada 86 km (54 milhas) ao norte. Para alcançá-los precisa de fazer um desvio de 6 km (4 milhas) ao longo duma estrada pavimentada.

O rio San Juan, um afluente do rio Colorado escavou um canhão profundo durante milhões de anos e uma série de meandros. O rio, que em linha recta teria um curso de 2 quilómetros e meio (1,5 milhas), mas por causa de seu curso sinuoso corre por mais de 9 km (6 milhas) através das voltas dos meandros.

A área de Goosenecks está localizada a uma altitude de 1.370 metros (4.500 pés). O clima do parque é desértico e durante os meses de verão o calor é intenso. A área inteira não tem sombra.

Do miradouro, que fica a 300 metros acima do rio, pode admirar o espetáculo, esculpido pelo rio San Juan durante 300 milhões de anos. A partir daqui tem uma vista espetacular sobre o rio e pode admirar vários meandros entrincheirados, uma formação geológica incrível e rara.

A visita ao parque é limitada ao miradouro panorâmico e não há trilhas para caminhadas e não pode atingir o rio.

Antes de chegar ao cruzamento das estradas nacionais 163 e 261, que leva aos Goosenecks, uma outra curiosidade vale apena de ser observado. É a formação rochosa, localizada ao norte da vila de Mexican Hat, que apresenta-se como um sombrero e deu o nome de sombrero mexicano (Mexican Hat) à vila.

Na área de Goosenecks ficam inúmeros parques nacionais e outras atrações naturais: No leste há o Monumento Nacional Hovenweep (Hovenweep National Monument), ao norte encontra-se o Parque Nacional de Canyonlands (Needles District), no oeste está o Natural Bridges National Monument e no sul fica o Monument Valley Tribal Park.

GOOSENECKS STATE PARK INFORMAÇÕES ÚTEIS

Horário: O Parque de Goosenecks do rio San Juan está aberto durante o ano inteiro. A entrada é gratuita.

No parque não há água potável, mas pode acampar numa forma modesta. Há banheiros simples.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com