Home / Oceania / Polinésia Francesa / Tahuata: uma ilha com algumas belas praias e baías cénicas

Tahuata: uma ilha com algumas belas praias e baías cénicas

A ilha de Tahuata com 61 km² e 671 habitantes está localizada ao sul da grande ilha de Hiva Oa. Apenas o canal estreito de Bordelais de 4 km de largura a separa da ilha principal. É a menor das ilhas habitadas das Marquesas. A população da ilha vive distribuída pelas quatro aldeias de Vaitahu, Hapatoni, Motopu e Hanatetena.

Tahuata foi descoberta em 1595 pela expedição liderada pelo explorador espanhol Alvaro de Mendaña y Neira. A ilha é bonita a partir do ponto de vista paisagístico com algumas belas praias e baías cênicas tais como as de Hapatoni. Nesta aldeia existe uma rua antiga calçada, sombreada por árvores centenárias. A aldeia mais importante da ilha de Tahuata é a de Vaitahu, que fica no centro da costa oeste.

Nas aldeias da ilha existem vários monumentos, que recordam algumas datas-chave da sua história. A montanha mais alta de Tahuata excede mil metros de altura e está localizada na parte norte da ilha: É o Monte Tumu Meae Ufa com 1.050 metros.

Na ilha há alguns sítios arqueológicos interessantes, incluindo aqueles nos vales de Vaitahu e Hanatahua. Na ilha existem antigas vias pavimentadas em Hapatoni e petroglifos na localidade de Hanatahua.

COMO CHEGAR A TAHUATA: A ilha não tem um aeroporto, mas existem conexões de barcos, pelo menos uma vez por dia com Atuona na ilha de Hiva Oa. O tempo necessário de viagem é duma hora. Em alternativa o cruzeiro com o navio de carga Aranui é uma boa opção para visitar a ilha.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com