Home / Oceania / Nova Zelândia / Nova Zelândia: natureza espetacular e ovelhas
Auckland, Nova Zelândia. Author Simon Fearby. No Copyright
Auckland, Nova Zelândia. Autor Simon Fearby

Nova Zelândia: natureza espetacular e ovelhas

A Nova Zelândia (New Zealand, Aotearoa) é uma monarquia parlamentar associada à Comunidade Britânica. A Nova Zelândia está localizada no sul do Oceano Pacífico cerca de 1.600 km a sudeste da Austrália. É um arquipélago composto basicamente de duas grandes ilhas: a Ilha do Norte com 117.777 km² e a Ilha do Sul com 151.215 km², separadas entre elas pelo Estreito de Cook. Em torno destas duas ilhas estão numerosas ilhas menores. Entre estas a maior ilha é a terceira da Nova Zelândia: a Ilha Stewart com 1.746 km²

A Ilha do Norte é a mais densamente povoadas. Aqui estão Wellington, a capital, e Auckland, a maior cidade do país. Na Ilha do Sul Christchurch é a cidade mais populosa.

A Nova Zelândia administra diretamente o arquipélago de Tokelau, localizado no Oceano Pacífico ao norte de Samoa e a dependência de Ross na Antártida. As Ilhas Cook e o atollo de Niue, que são também no Pacífico, têm auto-governo, mas são livremente associados com a Nova Zelândia.

Mapa da Nova Zelândia

Mapa da Nova Zelândia

As duas ilhas principais são ambas montanhosas. A Ilha do Norte tem muitos cones vulcânicos. No centro da ilha é um planalto vulcânico com muitos lagos e fenomenos vulcânicos como geysers, fumarolas e fontes termais, onde há três vulcões ativos: o Ruapehu com 2.797 m), o Ngauruhoe com 2.291 metros e o Tongariro com 1.978 metros. Não muito longe está o lago Taupo com 616 km², o maior lago do país. Do lago sai o Rio Waikato, que é com 425 km o mais longo da Nova Zelândia.

Uma grande parte da Ilha do Norte consiste de terra montanhosa adequada para pastagens, intensamente utilizada para a criação de ovelhas. A oeste do planalto vulcânico é o cone imponente do Mount Taranaki ou Egmont com 2.518 metros, um vulcão extinto. A Ilha do Sul tem una costa muito articulada com inúmeros fiordes, tanto no norte que no sudoeste ao longo da costa leste ficam vastas planícies. A ilha é atravessada por quase 500 km do nordeste ao sudoeste da cadeia dos Alpes do Sul (Southern Alps), que em vários pontos excedem os 3.000 metros acima do nível do mar. O Monte Cook, chamada Aoraki (“que atravessa as nuvens”) na lingua maori, com seus 3.754 metros é o pico mais alto do país. Outras montanhas notáveis​​, todos nos Alpes do Sul, são o Monte Tasman com 3.498 metros, o Monte Dampier com 3.440 metros e o Monte Vancouver com 3.309 metros.

Milford Sound, Nova Zelândia. Author Wikikiwiman. No Copyright

Milford Sound, Nova Zelândia. Author Wikikiwiman

A atividade econômica principal da nação é a pecuária.  O país com pouco mais de 4 milhões de habitantes tem mais de 40 milhões de ovinos, quase 10 milhões de bovinos e também porcos e galinhas. A indústria é essencialmente dedicada ao processamento de produtos agrícolas e pecuários. A produção de carne e lã e a indústria de laticínios permanecem as atividades mais importantes para a economia da Nova Zelândia. A agricultura produz cereais como trigo, cevada e milho e tabaco, legumes, batatas, aveia, canola e frutas cítricas e kiwi. O desenvolvimento da viticultura é grande. Entre os recursos minerais existem carvão, lignite, ouro, petróleo e gás natural. A abundância de fontes de energia geotérmica e hidrelétrica é notável. Nos últimos anos o turismo tornou-se cada vez mais importante.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Área: 270.534 km²: terras aráveis 14%, prados e pastagens 50%, florestas 28%, terras incultas e improdutivas 8%
  • População: 4.239.000 (situação em 2007): europeus 78,7%, Maori 14,6%, asiáticos 9,2%, pessoas das Ilhas do Pacífico 6,9%
  • Capital: Wellington.
  • Língua oficial: A língua oficial é o inglês. Fala-se também o maori (4,1%).
  • Religião: Cristandade 55,6%: anglicanos 18,4%, católicos 13,8%, presbiterianos 13,4%, metodistas 3,5%, batistas 1,6%; budistas, hindus, muçulmanos.
  • Moeda: Dólar da Nova Zelândia (NZD).
  • Fuso horário: UTC+12, no verão de setembro a abril UTC+13
banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem