Home / América do Sul / Brasil / Rio de Janeiro: uma das mais belas baías do mundo
Rio de Janeiro, Brasil. Author and copyright Marco Ramerini
Rio de Janeiro, Brasil. Author Marco Ramerini

Rio de Janeiro: uma das mais belas baías do mundo

Rio de Janeiro está localizada numa das mais belas baías do mundo, a Baía de Guanabara, em um cenário natural incomparável, pontilhada com enseadas, praias famosas como Copacabana e Ipanema e formações montanhosas com formas bizarras, entre elas o famoso Pão de Açúcar e o Corcovado.

A cidade é depois de São Paulo a maior do Brasil, de que foi a capital até 1960. Rio de Janeiro tem mais de 7 milhões de habitantes, que com a área metropolitana tornam-se quase 14 milhões.

A baía do Rio de Janeiro foi descoberta pelo navegador florentino Américo Vespúcio (Amerigo Vespucci) em Janeiro de 1502. O nome Rio de Janeiro é devido ao fato de que Vespúcio confundiu a baía com a foz dum rio.

Pão de Açúcar, Rio de Janeiro, Brasil. Author and copyright Marco Ramerini

Pão de Açúcar, Rio de Janeiro, Brasil. Author Marco Ramerini

A primeira tentativa de colonizar a área do Rio de Janeiro foi feita pelos franceses, que em 1555 fundaram numa das ilhas da Baía de Guanabara a colônia da França Antártica (France Antarctique) e construíram o Forte Coligny. Em seguida os portugueses atacaram em 1560 os franceses e destruíram a colônia francesa. Em 1565 uma outra expedição portuguesa fundou a cidade do Rio de Janeiro.

Em 1676 Rio de Janeiro tornou-se um bispado e a partir de 1680 a cidade controlou e administrou um território que incluía os atuais Estados brasileiros de São Paulo e Espírito Santo. Entre 1762 e 1960 Rio de Janeiro foi a capital do Brasil.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

dealform 336x280
banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem