Home / Ásia / Indonésia / Borobudur e Prambanan: Os mais belos templos antigos de Java

Borobudur e Prambanan: Os mais belos templos antigos de Java

TEMPLO DE BOROBUDUR

O templo de Borobudur está localizado no centro da ilha de Java a 40 km ao noroeste de Yogyakarta. Este templo, construído nos séculos VIII e IX é uma das obras mais importantes de arte budista do Sudeste Asiático.

Formado a partir duma base de 123 metros de cada lado com a forma duma pirâmide, de que sobem cinco terraços quadrados. A estrutura tem três níveis: em cima uma pirâmide com terraço, a qual é o primeiro nível, é o tronco dum cone com três plataformas circulares e no topo uma estupa monumental.

Toda a estrutura é densamente decorada com baixos-relevos, ilustrando a vida de Buda. Há 1.500 relevos, que cobrem uma área total de 2.500 metros quadrados. No topo há 72 estupas com uma estátua de Buda no interior. Apenas a estupa central está vazia, é o Nirvana. O Borobudur foi restaurado com a ajuda da UNESCO em 1970 e desde 1991 faz parte do Património Mundial da UNESCO.

TEMPLO DE PRAMBANAN

O templo de Prambanan, localizado a apenas 16 km de Yogyakarta e menos de 40 km do templo budista de Borobudur é o templo hindu mais importante da ilha de Java.

O edifício principal, construído nos séculos VIII, IX e X durante o reinado da dinastia Sanjaya, consiste de três templos, chamados Trimurti, decorados com relevos, que ilustram a epopéia do Ramayana. O templo central é o maior e alcança uma altura de 47 metros e é dedicado a Shiva. Os dois templos laterais são dedicados a Vishnu e Brahma e atingem uma altura de 33 metros.

Em torno dos três templos principais estão localizados outros edifícios como os três templos, dedicados aos veículos (vahana), que servem os deuses, que estão localizados em frente dos templos principais.

Na época de sua construção o complexo de templos de Prambanan continha mais de 250 templos grandes e pequenos. Hoje existem dezenas, alguns dos quais reduzidos a ruínas e o muro, que envolve os templos, mede 390 metros de cada lado.

O complexo de Prambanan faz parte do Património Mundial da UNESCO.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

Booking.com