Home / América do Sul / Chile / Viña del Mar: o mais famoso balneário do Chile

Viña del Mar: o mais famoso balneário do Chile

Viña del Mar (Vinha do Mar) é a estância de férias mais importante ao longo da costa chilena do Oceano Pacífico. A cidade está localizada a 120 km de Santiago e alguns quilômetros ao norte de Valparaíso. Com esta última forma a zona mais turística do Chile.

A cidade foi fundada em meados do século XIX e desde então teve um forte desenvolvimento do turismo residencial e logo ficou ligada por via férrea para Valparaiso e se tornou um resort para a aristocracia. Hoje Viña del Mar é conhecida por suas longas praias de areia, que atraem turistas do Chile e doutros países sul-americanos.

Viña del Mar é um dos resorts mais exclusivos da América Latina ao nível de Punta del Este no Uruguai e Mar del Plata na Argentina.A cidade é rica em infra-estrutura turística. Há hotéis de luxo, casinos, clubes náuticos, praias e vastas áreas verdes. Pelos seus numerosos e bem conservados espaços verdes é conhecida como a Cidade Jardim (La Ciudad Jardín).

Viña del Mar é também o lar dum dos principais festivais internacionais de música (Festival Internacional de la Canción de Viña del Mar) e dum festival de cinema igualmente importante (Festival Internacional de Cine de Viña del Mar).

ATRAÇÕES TURÍSTICAS: O QUE VISITAR EM VIÑA DEL MAR

As principais atracções de Viña del Mar são aquelas relacionadas a atividades aquáticas, culturais e vida nocturna. Entre as praias mais famosas, encontramos Playa Reñaca, Playa Las Salinas, Playa Acapulco, Playa 15 Norte e Playa Estero.

A rua comercial mais importante de Viña del Mar é a Avenida Valparaiso, que começa a partir da Praça Vergara e é uma sucessão de restaurantes, bares, cafés e lojas. A cidade é rica em parques e jardins públicos que lhe valeu o apelido de Cidade Jardim (La Ciudad Jardín).

Outra atração interessante é o Parque Quinta Vergara, um grande jardim botânico que tem a maioria da flora chilena. Dentro fica o Palácio Vergara, que abriga o Museu de Belas Artes. O edifício do século XIX foi o lar duma das famílias mais influentes da cidade. Há antiguidades e outros objectos, que fazem uma idéia do luxo das famílias abastadas da época. No parque é também um anfiteatro, onde se realizam eventos musicais, incluindo o famoso Festival de Música Internacional de Viña del Mar (Festival Internacional de la Canción de Viña del Mar).

Entre outras referências culturais de Viña del Mar fica o Palacio Rioja, um edifício do início do século XX, que abriga um museu do ambiente. O Museu Fonck é um interessante museu dedicado à arqueologia, que tem uma importante coleção de artefatos pré-colombianos como a maioria da cultura Mapuche e alguns artefatos, incluindo um grande Moai da Ilha de Páscoa.

No Palacio Carrasco, um belo edifício, que pertenceu no passado a uma família aristocrática. Hoje em dia trata-se dum monumento nacional e é o lar do Centro Cultural de Viña del Mar, onde você encontrará uma coleção de fotografias, que descrevem a história da cidade. Outros edifícios interessantes estão localizados em torno da Plaza Vergara, incluindo o Teatro Municipal, o Club de Viña e os hotéis O’Higgins e España. Famoso é o Relógio de Flores (Reloj de Flores), que está localizado em frente à praia de Caleta Abarca. Curioso por seu estilo é o Castillo Wulff, edifício emblemático do início do XX século no estilo neo-Tudor, construído a mando de Don Gustavo Wulff Mowle, empresário e filantropo de Valparaíso.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

ALOJAMENTOS E HOTÉIS EM VIÑA DEL MAR

Booking.com