Home / Ásia / Líbano / O Líbano: A terra dos cedros
Anjar, Vale do Beca, Líbano. Autor e Copyright Marco Ramerini
Anjar, Vale do Beca, Líbano. Autor e Copyright Marco Ramerini

O Líbano: A terra dos cedros

O Líbano (Al-Jumūhrīya al-Lubnānīya/République libanaise/República Libanesa) é uma república presidencial do Oriente Médio, que é limitado a norte e a leste pela Síria e a sul por Israel. A oeste é banhado pelo Mar Mediterrâneo. A cidade mais importante é a capital Beirute. Outras cidades do país são Trípoli, Saida (Sidon) e Sur (Tiro).

O território libanês é principalmente montanhoso. Ao longo da costa há uma planície estreita, enquanto no interior sobem duas cadeias de montanhas paralelas, as do Líbano e do Antilíbano, que são separadas pelo vale do Bekaa, um aluimento de fenda. A parte norte do vale de fenda é uma continuação da depressão do Mar Vermelho e do Mar Morto.

Na cadeia do Líbano encontra-se a mais alta montanha do Líbano, o Qurnat as Sawda com 3.088 metros. A fronteira com a Síria é marcada pelas montanhas do Antilíbano, onde o pico mais alto é o Monte Hermon/Jabal ash Shaykh com 2.814 metros. Os principais rios do Líbano são o Nahr al Asi/Orontes) e o Litani/Leontes.

A economia do Líbano foi severamente danificada por uma longa guerra civil (1975-1990). Agora as principais fontes de renda são a agricultura (vinha, frutas cítricas, frutas, azeite, gergelim, tabaco, bananas, legumes, cereais) e a pecuária (cabras, ovelhas e gado). A indústria está ativa nas áreas do cimento, do refino de petróleo, dos têxteis como a seda e o algodão e dos produtos químicos.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 10.452 km²: Área arável 29%, prados e pastagens 1%, florestas e arbustos 8%, terra inculta e improdutiva 62%
  • População: 4.190.000 (dados de 2008)
  • Capital: Beirute.
  • Língua oficial: A língua oficial é o árabe. A língua francesa é bem conhecida.
  • Religião: muçulmana 59% (xiitas 29%, sunitas 24%, drusos 5%), cristã 40% (maronitas 20%, ortodoxos gregos 8%).
  • Moeda: Libra libanesa (LBP)
  • Fuso horário: UTC+3 horas (no verão UTC+3 horas)

A floresta dos cedros de Deus, Líbano. Autor e Copyright Marco Ramerini

A floresta dos cedros de Deus, Líbano. Autor e Copyright Marco Ramerini