Home / África / África do Sul / Western Cape (Cabo Ocidental), África do Sul
Cape Point, Cape of Good Hope Nature Reserve, Table Mountain National Park, África do Sul. Author and Copyright Marco Ramerini.
Cape Point, Cape of Good Hope Nature Reserve, Table Mountain National Park, África do Sul. Author and Copyright Marco Ramerini.

Western Cape (Cabo Ocidental), África do Sul

O Cabo Ocidental (Western Cape) é uma província da África do Sul, que ocupa a parte sudoeste do país. Esta zona do país foi a primeira área da África do Sul a ser colonizada pelos europeus no século XVII na época da Companhia das Índias Orientais Neerlandesas. A capital e mais importante cidade do Cabo Ocidental é a Cidade do Cabo, situada numa bela localização junto ao Cabo da Boa Esperança e sob o famoso Tafelberg/Table Mountain com 1.086 m.

A região é muito montanhosa e é atravessada pelos rios Breede, Berg e Olifants. Na parte oriental da província é o vasto planalto do semi-deserto do Karoo. A montanha mais alta no Cabo Ocidental é a Seweweekspoortpiek com 2.325 m na cadeia das montanhas do Cape Fold Belt. O Cabo Ocidental (Western Cape) é delimitado pelas duas províncias do Cabo Setentrional (Northern Cape) e do Cabo Oriental (Eastern Cape), enquanto o litoral é banhado pelo Oceano Atlântico a oeste e pelo Oceano Índico a sudeste. Na confluência dos dois oceanos é o Cabo Agulhas, o extremo sul do continente africano.

Vinhas de Groot Constantia, Cidade do Cabo, África do Sul. Author and Copyright Marco Ramerini

Vinhas de Groot Constantia, Cidade do Cabo, África do Sul. Author and Copyright Marco Ramerini

Os habitantes desta parte da África do Sul falam na maioria – 55% da população total – a língua dos antigos colonos neerlandeses, o africâner, uma língua derivada do neerlandês do século XVII com influências africanas. 23% dos habitantes falam a língua xhosa, enquanto o inglês é a língua materna de 19% dos habitantes da província do Cabo Ocidental. A região é habitada por kleurlinge/coloureds ou seja pessoas de raça mista, geralmente descendentes de cruzamentos entre brancos e negros, que representam 50% da população total. As pessoas de raça negra têm 30% da população, enquanto os brancos 18%.

O Cabo Ocidental é dividido em cinco regiões: West Coast, Cape Winelands, Overberg, Eden e Central Karoo. A região tem um clima mediterrânico agradável e tem uma agricultura rica, entre outras coisas produzem-se vinhos excelentes. A indústria é também muito desenvolvida, em especial a dos têxteis e do vestuário. O turismo é muito importante por causa da beleza das paisagens naturais das áreas interiores e costeiras e para as atrações da Cidade do Cabo.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • WESTERN CAPE/CABO OCIDENTAL
  • Área: 129.370 km²
  • População: 5.278.000: kleurlinge/coloureds 50%, negros 30%, brancos 18%, asiáticos 1%
  • Idiomas: Africâner 55%; Xhosa 23%; Inglês 19%

ALOJAMENTO, APARTAMENTOS, B&B E HOTÉIS

Booking.com