Home / Europa / Reino Unido / Ilhas Scilly: ilhas com uma beleza natural intocada

Ilhas Scilly: ilhas com uma beleza natural intocada

As Ilhas Scilly estão localizadas a 45 km da costa da Cornualha. São um arquipélago de 16 quilómetros quadrados, composto por cinco ilhas habitadas e muitas outras desabitadas. Elas representam o ponto mais sul-ocidental das Ilhas Britânicas.

Nas cinco ilhas habitadas de St. Mary’s (a ilha principal), Tresco, St. Martin’s, Bryher e St Agnes reside uma população de pouco mais de 2.000 habitantes. As Scilly são famosas graças à Corrente do Golfo (de México), ao suave e ameno clima e às belas praias de areia. A actividade mais importante do arquipélago é o turismo.

Em 1975 as Scilly foram declaradas uma área de grande beleza natural: Area of Outstanding Natural Beauty/Área de impressionante beleza natural. As ilhas são o lar duma grande colónia de focas e um ponto de passagem importante para as aves migratórias, o que atrai muitos fãs de pássaros (birdwatchers), especialmente no mês de outubro, o período de maior afluxo de aves. Não devem ser esquecidas as belas flores de primavera.

QUE VER: AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DAS ILHAS SCILLY

Cada ilha de Scilly tem suas características particulares:

St Mary’s com 6,29 quilómetros quadrados e 1.666 habitantes é a principal ilha do arquipélago e Hugh Town é a localidade principal e o maior centro económico. Há um museu de história local, um aeroporto e um porto de desembarque de ferries, que ligam o arquipélago com Penzance em Cornualha.

Outras aldeias da ilha são Old Town, Porthloo, Holy Vale, Maypole, Rocky Hill and Telegraph. A ilha de St. Mary’s é a única ilha a ter um desenvolvimento significativo da rede de estradas (15 km). O ciclismo é uma ótima maneira para visitar a ilha, que atinge o ponto mais alto pelo Telegraph Hill de 45 metros de altura.

Na ilha existem inúmeros monumentos antigos, incluindo uma aldeia megalítica, túmulos antigos e fortificações medievais.

Tresco com 2,97 quilómetros quadrados e 180 habitante é a segunda maior ilha do arquipélago. É a ilha com um cenário mais variado, mudando a partir da costa norte selvagem – rica em pedras de granito – para as belas praias do litoral leste e sul. A ilha é também o lar de dois castelos antigos (Cromwell’s Castle e King Charles’ Castle) e dos jardins sub-tropicais de Tresco Abbey Gardens com os restos dum arco do mosteiro medieval.

St Martin’s com 2,37 quilómetros quadrados e 142 habitantes é a ilha mais setentrional das ilhas habitadas e tem três pequenos assentamentos chamados Higher Town, Middle Town e Lower Town respectivamente. A ilha tem muitas praias de areia branca.

St. Agnes com 1,48 quilómetros quadrados e 73 habitantes é a maior ilha no sudoeste das ilhas habitadas. Uma faixa de areia liga a ilha com a ilha de Gugh. A ilha tem algumas enseadas de areia e um farol do século XVII.

Bryher com 1,32 quilómetros quadrados e 92 habitantes é a mais pequena das ilhas habitadas do arquipélago. Entre as praias estendem-se a Hell Bay selvagem ao norte e a faixa de areia branca de Rushy Bay ao sul.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Ferries: Existem serviços regulares de ferry (Scilly Steamship Company) entre o porto de Penzance na costa inglesa e o arquipélago das Ilhas Scilly. O tempo necessário para a travessia é de 2 horas e 40 minutos.

Voos: Bristol e Bournemouth são os aeroportos internacionais mais próximos, ligando por voos com o resto do país e com alguns países europeus.

Ligações aéreas (Isles of Scilly Skybus) para o Aeroporto de St Mary’s estão disponíveis a partir da Land’s End, Newquay, Exeter, Southampton e Bristol com conexões para outros aeroportos do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. A partir de Penzance existem serviços de transferência por helicópteros (British International Helicopters) para o aeroporto de St. Mary’s e o heliporto de Tresco.

Como viajar entre as ilhas: Entre as ilhas do arquipélago existem ligações regulares por barcos.

O clima das ilhas Scilly.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com