Home / Europa / Grécia / Ítaca: a ilha de Ulysses
Vathy, Ítaca, Ilhas Jônicas, Grécia. Author Auteur. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike
Vathy, Ítaca, Ilhas Jônicas, Grécia. Author Auteur

Ítaca: a ilha de Ulysses

A ilha de Ítaca ou Ithaki com 96 km² e 3.000 habitantes, a famosa ilha de Ulisses, faz parte das ilhas Jónicas e está localizada no Mar Jónico entre a costa norte-oriental de Cefalónia e a Grécia continental. A costa de Ítaca é bastante recortada por muitas enseadas e falésias altas. O seu interior é montanhoso, muito verde e rico em vegetação.

Ítaca é uma ilha composta por duas massas de terra ligadas por um istmo estreito, o istmo de Aetos, onde há a grande baía de Molos. A capital da ilha é a vila de Itháki (Vathý), que está localizada na parte centro-sul da ilha numa baía secundária da grande baía de Molos, a baía de Vathý.

Na parte norte da ilha há o pico mais alto da ilha, o Monte Nirito, cujo topo ultrapassa 800 metros, enquanto a parte sul da ilha é mais baixa e seu ponto mais alto chega somente a 670 metros de altura.

Antiga oliveira, Ítaca, Ilhas Jônicas, Grécia. Author Channel R. Licensed under the Creative Commons Attribution

Antiga oliveira, Ítaca, Ilhas Jônicas, Grécia. Author Channel R

A vegetação da ilha é caracterizada pela presença de oliveiras e ciprestes. O turismo não tem perturbado a ilha, permanecendo relativamente fora das grandes fluxos turísticos, que por vezes mudaram a aparência de muitas ilhas gregas. As mais belas praias estão localizadas ao longo da costa norte-ocidental e alguns só podem ser alcançadas por barco. Entre as povoacoes para visitar há a antiga capital da ilha, quer dizer a vila de Anogi, localizada na parte centro-norte de Ítaca. Existe uma bela igreja com belos afrescos bizantinos.

A ilha de Ítaca está ligada ao mito lendário de Ulisses e a Odisseia, Ítaca foi a ilha onde Ulisses veio, mas actualmente não é certo, se a ilha que hoje é chamada Ítaca, é realmente a Ítaca de Ulisses. Na ilha ficam várias cidades da época micênica, mas ninguém foi identificada com certeza como a residência de Ulisses. Os restos duma acrópole fortificada, que remonta ao século VII a.C. estão localizados sobre o Monte Aethos. São os restos de Alalkomenes. No sul da ilha foi identificada a Fonte Artusa. No norte da ilha perto de Stavros fica o sítio arqueológico de Pelikata.

Ruínas de Pelikata, Stavros, Ítaca, Ilhas Jônicas, Grécia. Author Praxinoa. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike

Ruínas de Pelikata, Stavros, Ítaca, Ilhas Jônicas, Grécia. Author Praxinoa

COMO CHEGAR A ÍTACA

FERRIES: A ilha de Ithaca tem três portos, onde os ferries chegam e a conecta com outras ilhas Jónicas e a Grécia continental. O porto de Vathy, que está localizado dentro do grande golfo de Molos, que divide a ilha, tem ligações de ferry com Cefalónia (Sami) e Patras. O porto de Piso Aetos tem ligações de ferry para Cefalónia (Sami) e Patras. O porto de Frikes tem ligações de ferry com Fiskardo (Cefalonia) e Nidri (Lefkada).

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: