Home / Europa / França / Rouen (Ruão): a capital histórica da Normandia
Rouen, Normandia, França. Author Kuxu76. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike
Rouen, Normandia, França. Author Kuxu76

Rouen (Ruão): a capital histórica da Normandia

A cidade de Rouen ou Ruão com 110.000 habitantes é a capital histórica da Normandia e localidade principal do departamento de Seine-Maritime, localizada a 80 km de Le Havre e da costa do Canal Inglês e a 130 km de Paris, é atravessada pelo rio Senna.

Conhecida como “a cidade dos cem sinos”, tem preservado uma herança artística de primeira ordem, incluindo a catedral de Notre-Dame, a igreja da abadia de Saint-Ouen, a igreja de Saint-Maclou e o Palácio da Justiça, todos exemplos significativos da arte gótica. Da arte renascentista são o Gros Horloge, o Aître Saint-Maclou e o Hotel de Bourgtheroulde.

Ruão é uma cidade muito agradável para caminhar graças ao centro histórico pedestre. A cidade é rica em cultura e edifícios históricos de grande valor.

ATRAÇÕES TURÍSTICAS: O QUE VER EM ROUEN

Entre os monumentos o primeiro lugar deve-se à catedral gótica de Notre-Dame, a mais alta na França de 151 metros, localizada no centro da cidade. Foi construída a partir de 1145 e seu trabalho continuou durante vários séculos, mostrando na maioria de seus aspectos a evolução da arte gótica.

A silhueta desta catedral tornou-se famosa graças a obras do pintor impressionista Claude Monet, que muitas vezes imortalizou a catedral de Ruão em suas pinturas.

No interior existem belos vitrais, os túmulos dos Duques de Normandia, incluindo o de Ricardo Coração de Leão e o mausoléu monumental do cardeal d’Amboise por Rouland le Roux. Não perca nas noites de verão o espetáculo da fachada da catedral, iluminada com cores inspiradas das pinturas de Claude Monet.

Em frente da catedral é o edifício do Escritório das Finanças, o mais antigo edifício renascentista de Ruão do século XVI, agora a sede do Escritório de Turismo.

A estrada, que começa em frente da fachada da Catedral vem ao Gros Horloge, um relógio astronómico do século XIV, que existe numa torre sineira de estilo gótico e num arco renascentista. A uma curta distância da praça da catedral fica o Palais de Justice (Palácio da Justiça), a antiga sede do Parlamento da Normandia. Este edifício é sem dúvida uma das obras mais importantes da arquitetura civil do final da Idade Média. No pátio do Palais de Justice fica o edifício românico do Monument Juif ou Maison Sublime (Monumento dos Judeus), o mais antigo edifício judaico da França, que está fechado ao público.

Rouen, Normandia, França. Author Frédéric Bisson (zigazou76). Licensed under the Creative Commons Attribution

Rouen, Normandia, França. Author Frédéric Bisson (zigazou76)

A partir daqui pode chegar à Place du Vieux Marché (Praça do Mercado Velho), um lugar de registros históricos. Foi nesta praça, que durante a Guerra dos Cem Anos no dia 30 de maio de 1431 Joana d’Arc foi queimada viva.

Há aqui também a igreja de Sainte-Jeanne d’Arc (Santa Joana d’Arc) – uma construção moderna, construída no local do martírio – , o museu de cera de Joana d’Arc e o museu do dramaturgo Pierre Corneille com uma biblioteca importante. Numa rua próxima fica o magnífico palácio gótico renascentista do Hôtel de Bourgtheroulde.

Pode continuar para a Torre de Joana d’Arc, os únicos restos do antigo castelo, onde Joana foi presa. Encontramos uma série de museus: O Musée des Beaux-Arts (Museu de Belas Artes) com uma rica coleção de pinturas, desenhos e esculturas com pinturas de Caravaggio, Velazquez, Géricault, Modigliani, Monet e Sisley. O Musée de la Céramique (Museu de Cerâmica) com uma importante coleção de cerâmicas e porcelanas. O Musée Le Seq des Tournelles, dedicado à arte do ferro forjado. Ele está localizado nas proximidades da igreja renascentista de Saint-Patrice com belos vitrais e o Museu de Antiguidades com coleções do Egito, da Grécia, de arqueologia galo-romana, merovíngia e medieval, mobiliário e estofos renascentistas.

Finalmente vamos para a Abbatiale Saint-Ouen (Colegiada de Saint-Ouen), que foi um dos mosteiros beneditinos mais poderosos da Normandia, que mostra-se pelo seu tamanho majestoso com um imenso edifício em belo estilo gótico, cuja construção foi iniciada em 1318 para ser concluída somente no século XV. Não perca o interior da igreja com sua arquitetura elegante, sua luminosidade excepcional, a maravilhosa série de oitenta vitrais originais e o grande órgão, construído por Cavaillé-Coll. Perto da colegiada fica a Câmara Municipal (Hotel de Ville). Após a Revolução Francesa foi empregada como dormitório dos monges.

No final do nosso passeio de Rouen só temos de voltar para a majestosa catedral, mas antes visitamos a igreja de Saint-Maclou, uma jóia da arquitetura gótica, construída entre 1437 e 1517 com um portal bem conhecido em cinco alpendres enfeitados com belas portas de madeira entalhada, remontando ao Renascimento. Ao lado está o antigo cemitério Aître Saint Maclou, que remonta à Grande Peste de 1348. Hoje o prédio abriga a Escola de Belas Artes Regional.

Outros museus em Rouen: O Museu Nacional da Educação com a história da criança e sua educação a partir do século XVI, ilustrada por uma seleção de pinturas e gravuras, cadernos para os alunos, livros infantis, mobiliário escolar e material didático; o Museu de Flaubert e da História da Medicina e o Museu Marítimo, Fluvial e Portuário, que descreve a história do porto de Rouen.

Para uma bela vista da cidade vale a pena de subir a colina Sainte-Cathérine. Daí tem um panorama do rio, da cidade e das colinas impressionante. Entre os meios a serem utilizados para passeios turísticos mais característicos existe o comboio turístico, as carruagens puxadas a cavalo e o barco ao longo do Sena.

O clima de Rouen.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: