Home / Europa / Eslovénia / Liubliana: uma antiga cidade cheia de igrejas e palácios barrocos

Liubliana: uma antiga cidade cheia de igrejas e palácios barrocos

Liubliana com 270 mil habitantes é a maior cidade e a capital da Eslovénia. A cidade está localizada entre os Alpes e a região do Carso numa área plana a 300 metros acima do nível do mar ao longo das margens do rio Ljubljanica.

Liubliana originou no tempo dos romanos como um pequeno assentamento militar com o nome de Iulia Aemona, mas foi só no século XIII e XIV, que tornou-se uma cidade duma certa importância. Naquela época começou a fazer parte do Império dos Habsburgos e era conhecida com o antigo nome alemão de Laibach, um nome mantido até a queda do Império Austro-Húngaro e com o qual é ainda conhecida na Alemanha e na Áustria.

A cidade é famosa por seus monumentos arquitetônicos do seu centro histórico bem preservado. A arquitetura da cidade é uma mistura de estilos e períodos. Há ruínas romanas, edifícios medievais, barrocos e de estilo austríaco. O centro histórico de Liubliana tem edifícios interessantes no estilo barroco e de Art Nouveau. A aparência da cidade é uma reminiscência das cidades da Áustria vizinha.

Entre os edifícios da Idade Média o Castelo (Ljubljanski grad) do século XII, que dá vista para a cidade a partir duma colina. A Câmara Municipal (Ljubljanski rotovž), cuja construção remonta à primeira parte do século XV, mas sua aparência atual é no estilo barroco veneziano do século XVIII. No estilo barroco são a Catedral de São Nicolau (Ljubljanska stolnica) do século XVIII e a Igreja Franciscana da Anunciação (Frančiškanska cerkev), que foi construída no estilo barroco no século XVII. Mesmo a fonte na praça Mestni Trg, obra do século XVIII pelo veneziano Francesco Robba, é no estilo barroco. A ponte dos dragões (Zmajski mais), uma obra do início do século XX, é provavelmente, o edifício mais valioso da cidade no estilo de Art Nouveau.

Liubliana tem muitas galerias de arte e museus. Entre os museus mais importantes da cidade são a Galeria Nacional (Narodna Galerija) e o Museu de Arte Moderna (Moderna galerija). Mas a cidade é o lar entre outros dum museu de arquitetura e do design (Muzej za arhitekturo in oblikovanje/MAO)), dum museu do teatro (Slovenski gledališki muzej), um museu de arte contemporânea (Muzej sodobne umetnosti Metelkova), dum museu escolar (Slovenski Solski muzej), dum museu de história natural (Prirodoslovni muzej Slovenije) e dum museu de etnografia (Slovenski etnografski muzej).

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com