Home / América Central e Caribe / Anguilla / Para o Caribe com as crianças: a ilha de Anguilla
Andrea em Meads Bay, Anguilla. Autor and Copyright Marco Ramerini
Andrea em Meads Bay, Anguilla. Autor and Copyright Marco Ramerini

Para o Caribe com as crianças: a ilha de Anguilla

Este ano decidimos visitar um destino especial no Caribe: A ilha de Anguilla é considerada uma das pérolas do Caribe para seus 33 praias de areia branca e fina. Nós escolhemos Anguilla por suas praias, enquanto a ilha vizinha de São Martinho é a única opção dum aeroporto bem servido por voos. São Martinho tem a peculiaridade de ser uma ilha dividida entre a França e os Países Baixos. Nós decidimos passar 10 noites em Anguilla e 5 noites em São Martinho.

É a primeira viagem com o nosso pequeno Andrea, uma criança de apenas um ano e meio, além de que é a sua primeira viagem aérea. Esta viagem dura 11 horas! Portanto para nós e para ele é uma jornada contínua de descoberta de coisas e experiências novas.

O avião é uma aventura indescritível: Andrea gosta-o imediatamente e é mimado pela hospedeira de bordo e passamos horas correndo continuamente ao longo dos corredores e finalmente o miúdo cai no sono abençoado. Para as crianças as mudanças de fusos horários – o jet lag – não é um problema. Adaptam-se rapidamente ao novo horário. O voo leva-nos para a ilha franco-neerlandesa de São Martinho, onde há um grande aeroporto bem relacionado com voos da Europa e da América. A ilha de Anguilla tem um pequeno aeroporto para voos locais. Para aqueles, que chegam de avião a São Martinho, é mais conveniente tomar um barco privado ou um ferry para chegar a Anguilla.

Shoal Bay East, Anguilla. Author and Copyright Marco Ramerini

Shoal Bay East, Anguilla. Author Marco Ramerini

No aeroporto de São Martinho usufruímos do serviço confortável de barcos particulares com um preço do bilhete para um adulto só de ida de US $ 65. As crianças pequenas pagam US $ 15 só de ida e as crianças mais velhas 30 US $). Pode reservar o serviço pela internet, mas vai encontrar alguém no aeroporto, que oferece o serviço. Pode tomar um pequeno autocarro para o ponto de embarque, que é a poucas centenas de metros do aeroporto. A travessia na lancha dura 20 minutos.

Uma alternativa ao serviço de barcos é o ferry boat, mas a partir do porto de Marigot do lado francês da ilha. O serviço de ferry-boat é mais barato dos barcos (US $ 15 ida para adultos e US $ 10 ida para crianças, mas tem que tomar um táxi ou alugar um carro para chegar ao porto de Marigot, que está localizado noutra parte da ilha. O passeio de ferry-boat entre São Martinho/Saint Martin e Anguilla dura 25 minutos.

Tanto o barco, que o ferry chega no porto de Blowing Point em Anguilla. Aqui está esperando o carro, que nós alugamos em  Rental Cars. O carro alugado irá revelar-se fundamental para ser capaz de visitar a ilha em total liberdade e nos permite visitar todos os dias uma praia diferente da ilha. O carro de aluguel é também muito conveniente para fazer compras no supermercado. Lembre-se, que em Anguilla a condução é do lado esquerdo como no Reino Unido! Mas o tráfego é praticamente inexistente. Por isso a condução à esquerda não é um problema.

Meads Bay, Anguilla. Author and Copyright Marco Ramerini

Meads Bay, Anguilla. Author Marco Ramerini

Em Anguilla decidimos ficar no Carimar Beach Club, um excelente imóvel, localizado directamente na praia de Meads Bay com um belo jardim e apartamentos com todas as conveniências, melhor do que em casa. A escolha dos apartamentos tem sido bem sucedida, pois permitiu-nos a passar livremente as nossas férias em Anguilla e ser livre para preparar refeições sem limitações, o que é muito importante com uma criança pequena. Ao longo da praia há espreguiçadeiras e guarda-sóis disponíveis para os hóspedes. As instalações hoteleiras de Anguilla são muitas e todas muito bonitas. Eis uma seleção de  hotéis na ilha.

Para a compra de comida a ilha está bem abastecida com lojas especializadas, onde vai encontrar tudo. A alguns quilómetros do hotel há um pequeno supermercado gerido por chineses. Na localidade principal The Valley – localizada a 10 km do hotel – há um supermercado bem abastecido.

As praias da ilha são uma mais bela da outra: Nós apreciamos Shoal Bay East – provavelmente a mais bela praia da ilha – , Cove Bay, Rendezvous Bay, Meads Bay, Savannah Bay e Shoal Bay West. Algumas praias são equipadas, em particular a mais bela praia de Shoal Bay East, onde pode alugar espreguiçadeiras e guarda-sóis. Duas cadeiras e um guarda-sóis custam US $ 10 por dia. Nesta praia encontram-se vários restaurantes e restaurantes fast food. As praias de Shoal Bay East, Cove Bay e Rendezvous Bay são as mais adequadas para crianças com águas rasas e calmas. Além de nadar nas águas mornas do Caribe outras atividades, que adoram as crianças, são as caminhadas em busca de conchas e de corridas velozes ao longo das praias da ilha.

O encontro de Andrea com a população local era maravilhoso. Viajando com uma criança pequena abre todas as portas. Andrea torna-se o mascote de todos os empregados do hotel. Quando estamos nas praias ou em torno da ilha todos sorriem para nós e nos oferecem a sua ajuda. Viajar com uma criança pequena nos faz ver o lado bom das pessoas, que são muito mais disponíveis para nós. No princípio fomos hesitantes ir tão longe com um miúdo. Mas depois percebi, que é realmente uma experiência maravilhosa a não perder.

Para o Caribe com as crianças: a ilha de São Martinho (Saint-Martin).

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

ALOJAMENTOS E HOTÉIS EM ANGUILLA

Booking.com