Home / América do Sul / Ilhas Malvinas (Falkland) / Geórgia do Sul e Ilhas Sandwich do Sul: montanhas e geleiras

Geórgia do Sul e Ilhas Sandwich do Sul: montanhas e geleiras

A ilha Geórgia do Sul e as ilhas Sandwich do Sul (South Georgia and the South Sandwich Islands) são um território britânico ultramarino localizado no Atlântico do Sul. A ilha de Geórgia do Sul está localizada cerca de 1.400 km a leste-sudeste das Ilhas Falkland/Malvinas e ao norte da Antártida entre 54°-55°S e 36°-38°W.

A ilha juäntamente com pequenas ilhas e recifes, que a cercam, tem uma área de 3.756 km². É sobretudo montanhosa e coberta de neve e geleiras permanentes, incluindo a geleira de Fortuna (Fortuna Glacier), que é a maior, 11 picos são superiores a dois mil metros. A montanha mais alta da ilha é o Monte Piaget com 2.934 metros.

A única localidade da ilha é Grytviken com 20 habitantes localizada no melhor porto da ilha. É uma pequena aldeia e antigo centro para a pesca, a coleta e o processamento de baleias. Agora abriga uma estação científica, um museu sobre os cetáceos e uma pequena igreja. Ao sul da aldeia é o túmulo do explorador inglês Ernest Shackleton. Numerosas colônias de focas existem na ilha.

As Ilhas Sandwich são um arquipélago desabitado com 311 km² no sudoeste do Oceano Atlântico, localizadas 640 km a sudeste da Geórgia do Sul entre 56°18′-59°27’S e 26°23′-28°08’W.

O arquipélago é constituído por 11 ilhas de origem vulcânica com vários vulcões ativos, que são divididas em três grupos. Fazem parte do grupo de ilhas Traversay: as ilhas Zavodovski com 25 km², Leskov 0,3 km², Visokoi com 35 km², Candlemas com 14 km² e Vindication com 5 km²; fazem parte das ilhas centrais: as ilhas Saunders com 40 km², Montagu com 110 km² e Bristol com 46 km² e finalmente fazem parte das Southern Thule Islands: as ilhas Bellingshausen com 1 km², Cook com 20 km² e Thule com 14 km². Na ilha de Montagu existe o cume mais alto do arquipelago das Ilhas Sandwich do Sul:o Monte Belinda com 1.370 metros. As ilhas são inabitadas e cobertas principalmente por gelo.

As ilhas são reivindicadas pela Argentina.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Superfície: 4.067 km².
  • População: 20 (situação em 2006)
  • Localidade: Grytviken.
  • Língua oficial: A lingua oficial é o inglês.
  • Religião: Cristianismo
  • Moeda: Libra esterlina (GBP)
  • Fuso horário: UTC-2