Home / África / África do Sul / Joanesburgo: o centro económico e financeiro da África do Sul

Joanesburgo: o centro económico e financeiro da África do Sul

Joanesburgo, localizado na província de Gauteng, é a cidade mais populosa da África do Sul com mais de 4.400.000 habitantes, possuindo uma área metropolitana com 8.000.000. Joanesburgo situa-se no planalto oriental da África do Sul, chamado Highveld, a uma altitude de 1.753 metros acima do nível do mar ao longo do cume de Witwatersrand no centro da rica região de mineração de ouro da África do Sul. Joanesburgo é o maior centro económico e financeiro do país com sua indústria de diamantes, indústria manufatureira e de mineração.

A cidade foi construída no final do século XIX, devido à descoberta de jazidos ricos de ouro. Desenvolveu-se nos anos seguintes, devido à exploração de recursos minerais. A cidade é composta a partir dum centro de edifícios modernos e arranha-céus, onde estão concentradas as atividades comerciais e finançiais da cidade, de muitos bairros residenciais. A cidade é cercada por vários bairros modestos, o mais famoso dos quais é o bairro de Soweto.

Joanesburgo tem inúmeros exemplos de arquitetura moderna. A cidade é o lar duma grande universidade e de muitos museus interessantes, incluindo aqueles que dedicam-se à História Natural (Museu de Zoologia), à história da África e ao apartheid (Apartheid Museum). Joanesburgo é servida por dois aeroportos internacionais e um aeroporto doméstico. O aeroporto mais importante da cidade é o aeroporto maior e mais movimentado da África: É o O.R. Tambo International Airport.

O clima de Joanesburgo.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

ALOJAMENTO, APARTAMENTOS, B&B E HOTÉIS

Booking.com