Home / África / África do Sul / As quedas de Augrabies e a garganta do rio Orange
Cataratas Augrabies, África do Sul. Author and Copyright Marco Ramerini
Cataratas Augrabies, África do Sul. Autor Marco Ramerini

As quedas de Augrabies e a garganta do rio Orange

O Parque Nacional das Cataratas de Augrabies (Augrabies Falls National Park) está localizado no Northern Cape/Cabo Setentrional na África do Sul 120 km a oeste da cidade de Upington. O parque, que foi criado em 1966, ocupa uma área de 55.383 hectares ao longo das margens do rio Orange/Oranje, que neste ponto forma as cachoeiras selvagens, quase 60 metros de altura e uma garganta (Orange River Gorge) esculpidas na rocha de granito com 18 km de comprimento e 240 metros de profundidade. As quedas são particularmente impressionantes durante as cheias do rio em Fevereiro-Abril.  O nome das quedas de Augrabies deriva-se da palavra ‘Aukoerebis’, que na lingua khoi (hotentotes) significa o lugar de grande ruído.

A área do Parque Augrabies Falls é muito seca e tem uma paisagem de rochas com nomes sugestivos como Moon Rock, Ararat e Echo Corner. Uma estrada de terra batida leva para vários pontos de interesse turístico ao longo do rio ao Orange Gorge e para a paisagem envolvente. O parque é o lar de muitas espécies de plantas (kokerboom/quiver tree/árvore quiver, Aloe dichotoma) e várias espécies de suculentas típicas para esta parte da África do Sul e animais (klipspringer, springbok, gemsbok, steenbok, kudu, eland, dassie, mangusta, girafa, leopardo, caracal, gato selvagem africano, aves de rapina e outros pássaros, lagarto, cobra).

O Augrabies Falls National Park é o lar de 50 espécies de répteis, o mais famoso dos quais é o lagarto Broadley (Platysaurus broadleyi), conhecido localmente como o lagarto de Augrabies (Augrabies Flat Lizard). Esta espécie de lagarto é encontrada apenas no Parque Nacional das Cataratas de Augrabies dentro dum raio de 100 km das quedas e é facilmente visível de qualquer ponto de vista sobre a garganta do rio Orange/Oranje e as cachoeiras.

Entre as cobras a mais perigosa é sem dúvida a cobra preta de cuspir (Black spitting cobra, Naja nigricincta). Outras espécies de serpentes, que podem ser encontrados no parque de Augrabies são: a cobra do Cabo (Cape cobra, Naja nivea), a víbora cornuta (Horned adder, Bitis cornuta), a víbora do deserto de montanha (Desert mountain adder, Bitis xeropaga) e muitas outras. Apesar da presença de muitas espécies de cobras venenosas é muito difícil vê-los e dentro do parque nunca foram documentadas mordidas em pessoas causadas por serpentes.

O CLIMA: QUANDO VISITAR AS QUEDAS DE AUGRABIES

O Augrabies Falls National Park está situado numa região semi-árida, resultando num clima árido e desértico com pouca precipitação anual e mudanças bruscas de temperatura.

A área tem verões quentes (Dezembro a Fevereiro) com temperaturas máximas entre 34°C e 36°C, mas às vezes até 40°C. As noites de verão possuem temperaturas agradáveis. As temperaturas mínimas de verão são em torno de 20°C. Durante os meses de inverno (Junho a Agosto) a temperatura máxima chega a valores entre 21°C e 23°C, enquanto as noites são frias com temperaturas mínimas de 4°C, mas às vezes podem alcançar valores debaixo de zero.

As chuvas são muito escassas, caindo pouco mais de 100 mm por ano. A estação de pouca chuva vai de Novembro a Abril e os dias de chuva por ano são apenas 37. Após as escassas chuvas de inverno a terra árida transforma-se num paraíso de flores coloridas. As estações intermediárias de outono e de primavera são caracterizadas por temperaturas agradáveis.

QUANDO IR PARA AS QUEDAS DE AUGRABIES

A melhor época para visitar o parque e as quedas vai de Março a Outubro.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

QUEDAS DE AUGRABIES TABELAS CLIMATOLÓGICAS

UPINGTON (848 metros)
Mês Temp. mín. média (°C) Temp. máx. média (°C) Precip. (mm) Dias de precip.
Janeiro 20 36 24  4
Fevereiro 20 34 35  6
Março 18 32 37  6
Abril 13 28 26  5
Maio 8 24 10  2
Junho 5 21 4  2
Julho 4 21 2  1
Agosto 6 23 4  1
Setembro 9 27 4  2
Outubro 13 30 9  3
Novembro 16 33 17  3
Dezembro 19 35 17  4
ANO 13 29 189  37

ALOJAMENTO, APARTAMENTOS, B&B E HOTÉIS

Booking.com