Home / Europa / Grécia / Paros: a ilha de mármore
Piso Livadi, Paros, Cíclades, Grécia. Author Tango7174. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike
Piso Livadi, Paros, Cíclades, Grécia. Author Tango7174

Paros: a ilha de mármore

A ilha de Paros com 196 km² e 13.000 habitantes está localizada no Mar Egeu no arquipélago das ilhas Cíclades a leste de Antiparos e a oeste de Naxos. Graças às suas belas praias o turismo é o principal recurso económico da ilha. A agricultura e a pesca.são também importantes.A ilha tem um aeroporto servido por voos regulares para Atenas. Paros é uma ilha montanhosa, que eleva-se até 724 metros de altura pelo Monte Marpissa. A ilha tem uma forma circular e é famosa por suas pedreiras de mármore, com que foram feitas muitas estátuas na Antiguidade grega. A principal vila da ilha é Parikia (Paros), onde chegam as balsas de Pireus. Outro importante centro é Naoussa, que está localizado no extremo norte da ilha numa vasta baía.

Com suas pedreiras de mármore Paros era um centro importante nos tempos antigos com escolas populares de escultura. Toda a Grécia fazia parte do Império Romano e em seguida do Império Bizantino até o século XIII. Do período bizantino a ilha mantém muitos mosteiros ortodoxos e alguns museus cheios de ícones. Em 1204 Paros tornou-se juntamente com muitas outras ilhas gregas um território da República de Veneza como o Ducado do arquipélago. O domínio veneziano ficava estável em Paros até 1537, quando a ilha foi conquistada por tropas otomanas. A ilha era parte da Império Otomano até 1832, quando Paros tornou-se parte do Reino da Grécia.

Piso Livadi, Paros, Cíclades, Grécia. Author Tango7174. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike.

Piso Livadi, Paros, Cíclades, Grécia. Author Tango7174

A baía, onde fica o principal porto e a capital da ilha, Parikia, está voltada para oeste e é caracterizada por uma vila medieval, Kastro, com ruas estreitas e casas antigas. Vale a pena de fazer um passeio pela praia cheia de vida e entretenimento. Há uma igreja antiga, a Panagia Ektondapyliani, uma das mais belas igrejas das Cíclades, que remonta ao século IV d.C. É a chamada igreja das 100 portas, que consiste de duas igrejas e dum batistério. Ao lado da igreja está o Museu Bizantino, que abriga objetos sagrados e ícones. Não muito longe da igreja está um museu muito interessante: o Museu Arqueológico com artefactos importantes encontrados na ilha. Ao longo da avenida da praia de Livadia há os restos duma necrópole do século VII. No topo estão os restos das muralhas do castelo veneziano do século XIII. Para o noroeste, ainda na baía de Parikia, ficam as praias de Krios e Agios Fokas. Ao sul ao longo da estrada para Aliki há os restos dum templo dedicado ao Asclépio. Mais ao sul ao longo da costa oeste existem as praias de Parsporos e mais ao sul ainda além do pequeno aeroporto há a praia de Aliki.

Praia de Piperi, Naoussa, Paros, Cíclades, Grécia. Author Bgabel. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike

Praia de Piperi, Naoussa, Paros, Cíclades, Grécia. Author Bgabel

No norte da ilha existe uma outra vila importante de Paros: a vila de Naoussa, localizada no centro dum vasto golfo, que caracteriza o norte da ilha. Naoussa é uma vila com um porto encantador com ruas estreitas, igrejas bizantinas e os restos duma fortaleza veneziana. Naoussa é às vezes chamada o St. Tropez das Cíclades. A vila tem um Museu Bizantino, que abriga pinturas e esculturas, que datam da época bizantina e veneziana e um Museu de Folclore, que exibe trajes tradicionais, um rico arquivo fotográfico e alguns achados arqueológicos.

Na baía de Naoussa (Plastira) ficam as praias de Kolibithres, Monastiri, Piperi e Lageri. Acima da praia de Kolibithres existe a acrópole micênica de Koukounaries, que data de 1.200 a.C. e é considerada a acrópole micênica mais importante da Prefeitura das Cíclades. Os vestígios arqueológicos encontrados nesta área são expostos no Museu Arqueológico de Paros. Na ponta leste da ilha ao Cabo Agias Maria há uma outra praia bela.

Caminho bizantino entre Prodromos e Lefkes, Paros, Cíclades, Grécia. Author Redonnets. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike

Caminho bizantino entre Prodromos e Lefkes, Paros, Cíclades, Grécia. Author Redonnets

No interior no sudeste da ilha fica a interessante vila de Lefkes, a antiga capital da ilha, com uma catedral bela (Agias Trias) e de onde parte um caminho pavimentado de origem bizantina, que atinge a aldeia vizinha de Prodromos. Na aldeia de Marpissa é o mosteiro de Moni Agiou Antonios com afrescos belos, situado numa bela posição panorâmica. Em seguida vai chegar à costa sudeste, onde estão algumas das mais belas praias de Paros: Kalogiros, Piso Livadi, Molos, Logras, Dryos, Hrysi Akti e Viva Punda.

COMO CHEGAR A PAROS

VOOS: O pequeno aeroporto na ilha de Paros está localizado no sudoeste da ilha. O aeroporto está ligado por voos com Atenas.

Lefkes, Paros, Cíclades, Grécia. Author Bgabel. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike

Lefkes, Paros, Cíclades, Grécia. Author Bgabel

FERRIES: Parikia, o porto de Paros, é freqüentemente ligado por ferries rápidos com Pireus (2½ horas) e Rafina (2½ horas) ao longo da costa de Ática. Há navios rápidos para Ios (1 hora), Creta (Heraklion 3 horas e 40 minutos), Mykonos (1 hora), Naxos (30 minutos), Santorini (2 horas), Syros (45 minutos) e Tinos (1½ horas). As outras ilhas Cíclades são conectadas com Paros por balsa. Há também ligações de ferry com Rodes (13 horas) e Kos (7 horas). A ilha vizinha de Antiparos é facilmente acessível por barco de excursão, que parte dos portos de Parikia e de Pounta.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem