Home / Europa / Suécia / Suécia atrações turísticas: que ver na Suécia
Visby, Gotland, Suécia. Autore Żeglarz. No Copyright
Visby, Gotland, Suécia. Autor Żeglarz

Suécia atrações turísticas: que ver na Suécia

A Suécia é um país com uma mistura interessante de atrativos naturais, culturais e históricos. O país é famoso pelo seu alto padrão de vida dos seus habitantes, tendo sido capaz de conciliar o desenvolvimento com a preservação da natureza. A Suécia tem uma boa variedade de paisagens desde as paisagens nórdicas da Lapónia, as florestas e os lagos do sul e do centro e a costa rochosa ao longo do Mar Báltico e ao longo dos braços do Mar do Norte: Skagerrak e Kattegat.

O destino mais popular para os turistas é a capital Estocolmo, construída em várias ilhas ao longo do Mar Báltico. É uma cidade cheia de parques, mas também moderna e funcional, que contém uma encantadora cidade medieval. Nas imediações da capital a 20 km a oeste do centro da cidade fica o palácio real de Drottningholm, que a UNESCO incluiu na lista do Património Mundial.

Cerca de Estocolmo são outros lugares interessantes para visitar como Uppsala, sede duma universidade famosa com uma grande catedral do século XIII e a antiga cidade de Sigtuna, que é considerada a cidade mais antiga da Suécia. Ela mantém ainda uma grande parte de seu centro medieval. Deve visitar os sítios arqueológicos de Birka e Hovgarden, onde estão as ruínas de antigos assentamentos dos viquingues, que remontam a um período entre os séculos VIII e X. Entre Estocolmo e Gotemburgo encontra-se uma grande área de lagos com o maior lago da Suécia, o lago Vänern, e florestas vastas.

Estocolmo, Suécia. Autore Svdmolen. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike

Estocolmo, Suécia. Autor Svdmolen

Na parte sul da Suécia há várias importantes cidades históricas, incluindo Gotemburgo, a segunda cidade do país, cheia de parques e museus. Ao norte de Gotemburgo começa a costa de Bohuslän, uma costa rochosa, cheia de baías e ilhas. Nesta área há também as famosas gravuras rupestres em Tanum, que remontam à Idade do Bronze, sendo Património Mundial da UNESCO.

No extremo sul do país fica Malmö, localizada em frente a Copenhaga. A cidade tem um centro histórico interessante com igrejas e edifícios antigos. Ao norte da cidade de Malmö fica a bela cidade universitária de Lund com uma antiga catedral românica, construída entre os séculos XI e XII. Ystad, que está localizada a leste da cidade de Malmö é uma outra pitoresca cidade medieval.

Voltando para o norte e para Estocolmo ao longo da costa do Mar Báltico passamos Karlskrona, uma cidade com edifícios barrocos, e chegaremos à cidade de Kalmar, onde existe um dos mais belos castelos da Suécia, o Kalmar slott, fundado no século XII. De Kalmar é possível visitar a ilha longa e estreita de Öland, ligada por uma ponte com o continente. Esta ilha é um destino popular de férias para os suecos por causa de suas praias e a sua paisagem bucólica, cheia de moinhos antigos e vestígios pré-históricos. A parte sul da ilha foi inserida entre as localidades do Património Mundial da UNESCO por sua paisagem agrícola única.

Catedral, Uppsala, Suécia. Autore Mark A. Wilson. No Copyright

Catedral, Uppsala, Suécia. Autor Mark A. Wilson

Mais afastada da costa e no nordeste da ilha de Öland encontra-se a maior ilha sueca de Gotland, uma das atrações turísticas mais importantes do país. Aqui existem belas praias, uma natureza descontraída, restos pré-históricos, igrejas medievais, e uma maravilhosa cidade medieval, a cidade hanseática de Visby, um Património Mundial da UNESCO, quase completamente cercada por mais de 3 km de muralhas, construídas entre os séculos XIII e XV. Visby é a cidade medieval melhor preservada da Suécia.

A Suécia Central mantém na região de Dalarna alguns destinos interessantes ricos em folclore. Entre eles há a cidade de Falun com a área de mineração da Grande Mina de Cobre, uma mina de cobre a céu aberto, sendo um Património Mundial da UNESCO, a área idílica do Lago Siljan e as quintas decoradas de Hälsingland. Ao longo da costa do Mar Báltico a parte mais bonita é a chamada Costa Alta (Höga kusten), formada por glaciares. É uma série de ilhas, lagos, baías e falésias altas. Também no litoral mas no norte do Golfo de Botnia fica Luleå, onde está a visitar a cidade antiga de Gammelstaden.

O charme do norte da Suécia são as suas paisagens árticas, que culminam na Lapônia, a parte mais selvagem do país com montanhas, vales de rios, cachoeiras, florestas e pastos para renas. Aqui a natureza é protegida por sete parques nacionais. A cultura e as tradições dos povos de Sami são um outro aspecto único da Lapónia. Entre as curiosidades da Lapónia sueca há o famoso hotel de gelo em Jukkasjärvi.

Entre os fenômenos naturais mais famosos nos países nórdicos, incluindo o norte da Suécia, existem o sol da meia-noite e as luzes do norte.

AURORA BOREAL NA SUÉCIA

As auroras polares são um fenômeno causado por partículas do sol em contato com a atmosfera do planeta Terra, causando luzes coloridas. A aurora boreal pode ser vista nos céus de áreas do norte do planeta. A melhor época para ver as auroras boreais da Suécia são os meses entre setembro e março e a mais adequada é a área ao norte do Círculo Ártico.

SOL DA MEIA-NOITE NA SUÉCIA

Apenas a parte norte da Suécia, a chamada Lapónia sueca, situada para além do Círculo Polar Ártico a partir de sítios localizados ao norte da linha do Círculo Ártico pode ver o fenómeno particular do sol da meia-noite.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

SOL DA MEIA-NOITE
Jokkmokk 8 junho   – 3 julho
Gällivare 4 junho   – 12 julho
Kiruna 30 Maio   – 15 julho

A tabela abaixo mostra as horas do nascer do sol e do pôr do sol durante o ano em Estocolmo e Kiruna:

Estocolmo
Kiruna
Período
Nascer do sol
Pôr-do-sol
Nascer do sol
Pôr-do-sol
Janeiro
8:47
14:55
Noite de 24 horas
Fevereiro
8:01
16:01
8:59
14:45
Março
6:48
17:12
7:02
16:41
Abril
6:17
19:26
5:52
19:33
Maio
4:52
20:37
3:43
21:29
Junho
3:47
21:44
O sol não se põe
Julho
3:40
22:02
O sol não se põe
Agosto
4:35
21:13
3:02
22:29
Setembro
5:46
19:50
5:08
20:10
Outubro
5:54
17:21
5:53
17:04
Novembro
7:08
15:54
7:50
14:55
Dezembro
8:19
14:54
10:14
12:41
banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: