Home / África / Eritreia / Eritreia: mar, planaltos e desertos

Eritreia: mar, planaltos e desertos

Eritreia (Hagere Ertra/Estado da Eritreia) é uma república presidencialista na África Oriental, limitada a nordeste e leste pelo Mar Vermelho, a sudeste pelo Djibouti, ao sul pela Etiópia e a noroeste e oeste pelo Sudão.

A nação era uma colónia italiana e em seguida uma província da Etiópia. Desde 1993 o país é um Estado independente e tem como sua capital a cidade de Asmara. O único grande porto no Mar Vermelho é Massawa.

Eritreia é formada por uma faixa costeira baixa e seca ao longo do Mar Vermelho, que passa ao sudeste a formar a tórrida depressão de Danakil, onde fica o ponto mais baixo do país: o Lago Kulul, situado a 75 metros sob o nível do mar.

Para o oeste a planície costeira eleva-se abruptamente para formar um planalto central duma altura, que varia entre 1.800 e 2.400 metros. Nesta região é a montanha mais alta da Eritreia: a Amba Soira, que ultrapassa com 3.018 metros a altitude de três mil metros. A partir do planalto correm alguns rios, que são todos de natureza sazonal, incluindo o Baraka, o Satit, o Tacazze e o Gash. As ilhas Dahlak, que estão localizadas no Mar Vermelho ao largo da costa de Massawa, são um arquipélago de 300 ilhas e ilhotas.

No planalto é praticada a agricultura. São cultivadas a cevada, o milho, o sorgo, a batata, a banana, oleaginosas, o algodão e o café, mas a fonte principal é a criação de animais. Criam-se gado, ovelhas, cabras e aves. Importante é a pesca, praticada a partir dos portos de Massawa e Assab. Também são colecionadas conchas e ostras de pérolas. Há poucas atividades industriais, limitadas a pequenas fábricas têxteis, de alimentos, de calçado e de couro.

Poderia ser interessante para o futuro o potencial turístico relacionado à beleza do mar das ilhas Dahlak, agora um parque nacional, e à paisagem atraente do planalto. Vale a pena de visitar a capital Asmara com sua arquitetura modernista clássica da década de 1930.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 121.143 km²: Área arável 6%, prados e pastagens 49%, florestas e arbustos 6%, terra inculta e improdutiva 39%
  • População: 4.400.000 (censo de 2005): tigrinya 48%, tigre 35%, afar 4%, saho 3%, kunama 3%, bilen 2%, nara 2%, hedareb (beja) 2%, rashaida 1%
  • Capital: Asmara.
  • Língua oficial: Nenhuma língua oficial em nível nacional; falam-se o árabe, o tigrínio, o inglês e o italiano. Outras línguas são: afar, beja, blin, kunama, nara, saho.
  • Religião: muçulmana 51%, cristã 49% (sobretudo coptas, 5% de católicos além de alguns protestantes).
  • Moeda: Nakfa (ERN)
  • Fuso horário: UTC+3 horas.