Home / Europa / Grécia / Grécia: civilizações antigas e centenas de ilhas
Acrópole de Atenas, Grécia. Autor Steve Swayne. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike
Acrópole de Atenas, Grécia. Autor Steve Swayne

Grécia: civilizações antigas e centenas de ilhas

A Grécia (Hellenike Demokratía) é uma república democrática parlamentar localizada no sul da Europa, que compreende a parte sul da península balcânica, as ilhas Jónicas no Mar Jónico, Eubéia, as Cíclades, os Sporades no Mar Egeu, Creta, o Dodecaneso com Rhodes entre o Mar Egeu e o Mar Mediterrâneo com um total de 1.500 ilhas, das quais 169 são habitadas.

No norte a Grécia tem fronteiras com a Albânia, a Macedônia e a Bulgária, enquanto no nordeste há uma fronteira com a Turquia para uma curta distância. No norte na fronteira com a Bulgária são as montanhas de Rodopi e Orvilos, enquanto as montanhas Voras marcam a fronteira com a Macedónia e as montanhas Gramos formam a fronteira com a Albânia. Todas essas serras excedem dois mil metros acima do nível do mar.

No norte do país existe a península Calcídica formada por três longas penínsulas em forma de dedos, que se estendem para o sul. Na península oriental há o famoso Monte Athos com mais de dois mil metros de altura e onde existe uma comunidade monástica autónoma. Ao oeste da península Calcídica está localizada a cidade de Thessaloniki, a maior depois de Atenas.

O interior da Grécia continental é muito montanhoso e tem as montanhas de Pindos com altitudes de mais de dois mil metros acima do nível do mar. O Monte Smolikas com 2.637 metros é o seu ponto mais alto. Perto da costa leste com vista para o mar Egeu está localizado o famoso Monte Olimpo com 2.917 metros, a montanha dos Deuses, que também é a mais alta montanha da Grécia.

Para o sul fica a península de Ática, onde está a capital Atenas. A Ática é ladeada a leste pela grande ilha de Eubeia e ao sudoeste está ligada por um estreito istmo com a península do Peloponeso, península muito montanhosa com quatro penínsulas, que se estendem para o sul. As montanhas do Peloponeso sobem até 2.407 metros no Monte Profitis Ilias na cadeia de Taygetos no sul da península. A parte continental do país tem um litoral profundamente recortado por baías profundas e penínsulas. A costa é normalmente alta e rochosa e as praias são cheias de seixos e muitas vezes pequenas.

Mapa da Grécia

Mapa da Grécia

A Grécia insular fica entre o Mar Jónico e o Mar Egeu e enquadra-se no sul da grande ilha de Creta. As ilhas Jônicas estão localizadas no oeste, são compostas por cinco ilhas principais e outros menores, que estendem-se desde a costa da Albânia ao Peloponeso. As ilhas mais importantes são Corfu, Cefalónia, Zakynthos, Lefkada e Ítaca.

No mar Egeu há centenas de ilhas, colocadas entre a costa da Trácia e da península Calcídica no norte, na costa da Turquia no leste, na península helênica no oeste e a ilha de Creta no sul. Os arquipélagos mais importantes são os das ilhas Cíclades, que incluem Míconos e Santorini, do Dodecaneso, cuja maior ilha é Rhodes, das ilhas do Egeu Norte e das ilhas Sporades.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

 

  • Superfície: 131.957 km²
  • População: 11.000.000
  • Capital: Atenas
  • Língua oficial: o grego
  • Religião: ortodoxos gregos 97,6%, muçulmanos e católicos
  • Moeda: Euro (EUR)
  • Fuso horário: UTC+2, Verão UTC+3

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: