Home / América do Norte / Estados Unidos / O Parque Nacional de Yellowstone: o parque nacional mais antigo do mundo
Yellowstone National Park, Wyoming, Estados Unidos. Author National Park Service (NPS). No Copyright
Yellowstone National Park, Wyoming, Estados Unidos. Author National Park Service (NPS)

O Parque Nacional de Yellowstone: o parque nacional mais antigo do mundo

O Parque Nacional de Yellowstone (Yellowstone National Park) foi o primeiro parque nacional do mundo a ser estabelecido. A sua fundação remonta a 1872. A área do parque nacional, que abrange 9.000 quilómetros quadrados, foi formada pela atividade vulcânica. Erupções vulcânicas catastróficas ocorreram em Yellowstone 2 milhões de anos atrás, em seguida 1,2 milhões de anos atrás e depois novamente 600 mil anos atrás.

Posteriormente a área central do parque colapsou, formando uma enorme caldeira vulcânica de 45 km de largura e de 75 km de comprimento. O calor vulcânico, que causou essas erupções, alimenta ainda os famosos gêiseres, fontes termais, fumarolas e lagos de lama do parque. Dos 9.000 quilómetros quadrados, que compõem o parque, 96% ficam em Wyoming, 3% em Montana e 1% em Idaho.

Yellowstone contém a metade de todos os recursos geotérmicos conhecidos do mundo com mais de 10.000 fontes. O parque tem também a maior concentração de gêiseres do mundo, quer dizer mais de 300 gêiseres ou seja dois terços de todos os gêiseres, que encontram-se no planeta Terra. O Grand Canyon espetacular do rio Yellowstone oferece um vislumbre do interior da Terra. O rio escavou um canhão, trazendo à luz rochas antigas.

Riverside Geyser, Upper Geyser Basin, Parque Nacional de Yellowstone, Wyoming, Estados Unidos. Author George Marler National Park Service (NPS). No Copyright

Riverside Geyser, Upper Geyser Basin, Parque Nacional de Yellowstone, Wyoming, Estados Unidos. Author George Marler National Park Service (NPS)

A fauna selvagem de Yellowstone inclui bisão americano, alces, ursos pardos (grizzly) e negros, cisnes de trompetista e truta de Yellowstone. O Pinus contorta (Lodgepole pine) cobre 60 por cento da área do parque e representa 80 por cento das áreas florestais.

O Parque Nacional de Yellowstone está inscrito na lista do Património Mundial da UNESCO desde 1978.

INFORMAÇÕES SOBRE O YELLOWSTONE NATIONAL PARK

Albright Visitor Center em Mammoth Hot Springs: Aberto diariamente durante o ano inteiro: A partir de 1/10 até 25/5: das 9.00 às17.00. A partir de 26/5 até 30/9: das 8.00 às 19.00.

West Yellowstone Visitor Information Center. Aberto: A partir de 1/10 até 30/4 durante a semana: das 8.00 às 17.00. Cada dia daí em diante: A partir de 1/5 até 25/5: das 8.00 às 18,00. A partir de 26/5 até 2/9: das 8.00 às 20.00. A partir de 3/9 até 30/9: das 8.00 às 18,00.

Ingressos: A entrada é de US$ 25.00 por veículo e é válido por 7 dias. O bilhete é válido tanto para o Parque Nacional de Grand Teton que para o Parque Nacional de Yellowstone por 7 dias.

Principais atrações: O que ver em Yellowstone.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: