Home / Europa / Grécia / Lefkada: praias e mar de sonhos e um interior verdejante
Egremni, Levkas (Lefkada), Ilhas Jônicas, Grécia. Author Moumouza. No Copyright
Egremni, Levkas (Lefkada), Ilhas Jônicas, Grécia. Author Moumouza

Lefkada: praias e mar de sonhos e um interior verdejante

A ilha de Lefkada ou Levkas com 303 quilómetros quadrados e 20.000 habitantes é a quarta maior ilha das ilhas jônicas e está localizada perto da costa grega com a qual ela está conectada por uma estrada e uma ponte. Graças a esta ligação é uma das ilhas mais acessíveis da Grécia. O antigo nome veneziano da ilha é Santa Maura.

A principal cidade da ilha, a cidade de Lefkada, está localizada no extremo norte da ilha em conexão com o continente. Lefkada é a capital da região, que inclui não só a ilha de Lefkada mas também as pequenas ilhas de Meganissi, Kalamos, Kastos, Madouri, Skorpios e Sparti.

A ilha é muito montanhosa. A montanha mais alta, o Monte Stavrotas com 1.158 metros, está localizada na parte central densamente coberta por florestas e pinhais. No interior de Lefkada existem pequenas aldeias , onde o tempo parece ter parado, onde as tradições ainda são originais, onde pode-se saborear os deliciosos pratos da cozinha tradicional da ilha.

Porto Katsiki, Levkas (Lefkada), Ilhas Jônicas, Grécia. Author Maju603. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike

Porto Katsiki, Levkas (Lefkada), Ilhas Jônicas, Grécia. Author Maju603

A costa leste de frente a Grécia é mais desenvolvida e é a costa, onde vive a maioria da população. Aqui ficam balneários famosos como Nidri, Nikiana e Poros. No extremo norte da ilha no final da ponte basculante, que liga a ilha ao continente, existe a fortaleza veneziana de Agia Maura, construída no século XIV, que controla o acesso para a cidade de Lefkas (Lefkada). A cidade de Lefkada, localizada no extremo norte da ilha, é uma vila encantadora, cujo centro histórico é de caracter veneziano. Há igrejas barrocas e um belo museu com achados arqueológicos de escavações realizadas na ilha.

Ao longo da costa leste para o sul fica a aldeia piscatória de Nikiana e em seguida a estância balnear de Nidri, o lugar mais turístico da ilha. A partir de Nidri pode visitar as pequenas ilhas, que enfrentam a costa leste de Lefkada como as de Meganissi e Skorpios. Mais ao sul estendem-se as praias de Desimi e Poros e a baía de Sivota. Finalmente movendo-se para o oeste encontra-se a grande baía de Vasiliki, um paraíso para os praticantes de windsurf. Mais ao sul na mesma baía existe a praia de Agiofylli.

Kalamitsi, Levkas (Lefkada), Ilhas Jônicas, Grécia. Author Ggia. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike

Kalamitsi, Levkas (Lefkada), Ilhas Jônicas, Grécia. Author Ggia

A costa oeste é a mais selvagem, rica em falésias brancas, cavernas e ravinas. Ao longo deste trecho de costa existem as mais belas praias da ilha.  No extremo sul da costa oeste perto do Cabo Lefkada fica a praia de Porto Katsiki, que é uma das mais bonitas da ilha, uma praia localizada entre os penhascos brancos, que pode-se alcançar através duma longa escadaria. O Cabo Lefkada é dominado por um farol, onde encontra-se o famoso salto de Lefkada, um penhasco de 70 metros de altura sobre as águas do mar Jónico. Uma outra praia maravilhosa é a de Egremnoi, localizada ao norte de Porto Katsiki, e mais ao norte ficam as belas praias de Kalamitsi, Kathisma, Mylos, Aghios Nikitas e Pefkoulia, todas localizadas perto da estância balnear de Agios Nikitas. No extremo norte da ilha perto da vila de Lefkada existe a praia de Agios Ioannis na faixa de areia, que circunda a lagoa perto da ponta norte da ilha de Lefkada: o Cabo Gyropetra. Existem vários moinhos de vento.

Porto Katsiki, Levkas (Lefkada), Ilhas Jônicas, Grécia. Author Konstantinos Stampoulis. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike

Porto Katsiki, Levkas (Lefkada), Ilhas Jônicas, Grécia. Author Konstantinos Stampoulis.

O interior da ilha é muito verde e cheio de bosques de pinheiros. Existem também grandes olivais e vinhedos. Muitas aldeias do interior da ilha tem mantido o seu carácter original. Vale a pena de passear pelas ruas e descobrir o interior de Lefkada e as aldeias agrícolas das montanhas vivenciando num ambiente, onde pode desfrutar as genuínas especialidades da deliciosa cozinha da ilha. Entre as mais características pode-se mencionar as aldeias de Karya, Englouvi, Syvros e Vafkeri, de onde pode visitar as quedas.

COMO CHEGAR A LEFKADA (LEVKAS)

A ilha está ligada ao continente por uma ponte.

VOOS: A ilha de Lefkada é servida pelo aeroporto de Preveza (Aktion National Airport), que está localizado no continente apenas 20 quilómetros da capital da ilha. Durante o verão o aeroporto está diretamente ligado a muitos países europeus, incluindo a Alemanha, os Países Baixos, a Áustria, a Itália, o Reino Unido, a Finlândia, a Noruega, a Suíça e a Roménia.

FERRIES: Lefkada está conectada por um serviço de ferry com Ithaca (Frikes) e Cefalônia (Fiskardo). As balsas atracam nos portos de Nidri e Vasiliki em Lefkada. O tempo necessário para a passagem varia entre uma e duas horas.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: