Home / Oceania / Nova Zelândia / Northland: um litoral espetacular e colinas verdes
Bay of the Islands, Nova Zelândia. Autor Faudounet. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike
Bay of the Islands, Nova Zelândia. Autor Faudounet

Northland: um litoral espetacular e colinas verdes

O Northland é a região mais setentrional da Nova Zelândia. O território faz parte da Península de Auckland Norte (North Auckland Peninsula), uma península de 285 km de extensão, banhada pelo Mar de Tasman e pelo Oceano Pacífico. O extremo norte é formado pela península estreita de Aupouri. O território é composto principalmente de pequenas e baixas colinas cultivadas ou destinadas à criação de ovinos, em parte arborizadas. O centro principal do Northland é a cidade de Whangarei.

Ao longo da costa leste, cheia de enseadas, um dos destinos turísticos mais populares do país é o Bay of the Islands, onde misturam-se a beleza do mar e as muitas ilhas e ilhotas, que pontilham a costa. É o paraíso de veleiros e dos amantes da pesca. O Bay of the Islands é uma baía em forma irregular, que estende-se por 16 km ao longo da costa nordeste da ilha.

A Bay of Islands é um belo porto natural, dividido em diferentes ramos. Os mais importantes dos quais são o Waikare Inlet para o sul e o Kerikeri e Te Puna (Mangonui) para o noroeste. A pequena cidade de Russell fica no final duma pequena península, que se estende para o sudeste ao longo da baía. Esta cidade foi o primeiro assentamento europeu permanente da Nova Zelândia. Suas origins remontam ao início do século XIX.

Hole in the Rock, Bay of the Islands, Nova Zelândia. Autor Matt Lemmon. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike

Hole in the Rock, Bay of the Islands, Nova Zelândia. Autor Matt Lemmon

A costa oeste do Northland é bastante baixa e arenosa, formada por uma longa faixa de areia, chamada Ninety Mile Beach, que estende-se por quase 90 km. No extremo norte da Ilha do Norte fica Cabo Norte (North Cape), que é o ponto mais setentrional da Nova Zelândia (34° 23′ 47” S). Não muito longe existe o famoso Cape Reinga (34° 25′ 43” S) e o Cabo Maria van Diemen (34° 28′ 20” S).

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

dealform 336x280
banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem