Home / Europa / Bélgica / Bruxelas: cidade moderna com uma bela cidade antiga

Bruxelas: cidade moderna com uma bela cidade antiga

A cidade de Bruxelas (Bruxelles/Brussel/Brüssel) além de ser a capital da Bélgica é também o lar de várias instituições da União Europeia incluindo a Comissão Europeia, o Conselho da União Europeia e uma das duas salas plenárias do Parlamento Europeu, assim sendo a sede administrativa mais importante da União Europeia.

A cidade está localizada em Brabante numa área plana de 62 metros acima do nível do mar. A cidade cresceu em torno dum castelo situado numa ilha do rio Senne. Desde que foi fundada – segundo a tradição no século X – a cidade foi dividida em dois distritos: o Coudenberg era habitado por uma população de língua francesa e o outro distrito pela população de língua flamenga.

Bruxelas começou a desenvolver-se na Idade Média. Logo tornou-se num centro comercial importante, devido à sua localização ao longo da estrada de ligação entre o vale do Reno e a Flandres.

A cidade foi no século XIII cercada por um muro de 4 km de extensão. No século XIV, devido ao desenvolvimento da cidade foi decidido de construir um novo muro fortificado e reforçado por 72 torres, que atingia o comprimento considerável de 8 km, em que abriram-se sete portas principais.

Bruxelas tem hoje uma aparência moderna, mas seu centro histórico preserva o traçado medieval rico em edifícios de estilo gótico. No coração da cidade está a famosa Grand’ Place, que a UNESCO incluiu nos sítios do Patrimônio Mundial da Humanidade. Fazem parte do Patrimônio Mundial também alguns edifícios como o Hôtel Tassel, o Hôtel Solvay, o Hotel van Eetvelde e a Maison e o Atelier Horta, projetados no estilo do Art Nouveau pelo arquitecto Victor Horta.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com