Home / Europa / Bélgica / Museus de Bruges. Que museus para visitar em Bruges

Museus de Bruges. Que museus para visitar em Bruges

Há vários museus fascinantes em Bruges, em particular o grupo de museus históricos nomeados Bruggemuseum: Seis museus em seis locais diferentes em casas e palácios históricos no centro da cidade, quer dizer o Bruggemuseum-Archeologie, o Museu Arqueológico, o Bruggemuseum-Belfort, permitindo visitar a torre de relógio com 83 metros de altura. Daqui recebe uma vista deslumbrante sobre a cidade. No segundo andar da torre fica a câmara de tesouro, agora um museu. No Bruggemuseum-Brugse Vrije pode visitar a Sala de Renascimento com uma lareira monumental do século XVI.

Bruggemuseum-Gentpoort, Bruggemuseum-Gruuthuse, um interessante museu numa casa aristocrática da cidade. O último apresenta além dos ambientes e das salas da casa uma coleção de arte antiga, escultura, mobiliário, prata e outros metais, cerâmica, têxteis, moedas e instrumentos musicais.

Bruggemuseum-Onthaalkerk OLV é a igreja de Nossa Senhora, que tem um dos campanários de tijolo mais altos da Bélgica com 122 metros. A igreja tem uma rica coleção de objetos de arte, incluindo a famosa “Madonna e criança” por Michelangelo. Muito bonitos são também o coro, o mausoléu de Maria de Borgonha e de Carlos o Temerário e mais túmulos de nobreza.

Bruggemuseum-Stadhuis, a Câmara Municipal de Bruges, foi construída em 1376 sendo uma das mais antigas de Flandres. No interior pode admirar o Salão gótico com magníficas pinturas murais do século XIX e o teto policromado.

Trabalhos artísticos dos séculos XV-XXI são encontrados nos dois museus Arents Huis e Groeningemuseum. Sobretudo no Groeningemuseum há uma coleção de obras de arte primitiva flamenga, assim como pinturas da Renascença e do Barroco com obras de Jan van Eyck, Hugo van der Goes, Hans Memling e Gerard David. No Forum [Concertgebouw] são realizadas exposições de arte contemporânea.

Uma outra série de museus são os antigos hospitais, quer dizer os Hospitaalmuseums: o museu situado no antigo hospital de Sint-Jan “Memling” in Sint-Jan, um dos hospitais mais antigos da Europa, apresenta uma oportunidade para entender como funcionava um hospital na Idade Média. Tratava-se da internação para os pacientes, mas também para os peregrinos. O museu abriga também na capela do hospital seis obras de Hans Memling. O museu OLV-ter-Potterieits é um complexo hospitalar histórico do período entre os séculos XIII e XVII, abrigando uma bela igreja barroca e coleções de pinturas, esculturas, mobiliário, tapeçarias e artigos de prata.

Um outro ramo de museus de Bruges são aqueles, que dedicam-se ao folclore: Koeleweimolen, moinho de vento para moer grãos de 1765, que está ainda em funcionamento, o Sint-Janshuismolen, um moinho de vento para moer grãos de 1770, que está também ainda a funcionar e o Guido Gezelle Museu, sendo a casa do escritor flamengo Guido Gezelle.

Um outro museu da cidade é o Begijnhuisje, reconstruindo a vida dos habitantes de Bruges do passado. Mais museus: Choco-Story, um museu dedicado ao chocolate, o Diamantmuseum, o museu de diamantes, Brugge Engels Klooster, o convento inglês, o Heilig-Bloedbasiliek, a Basílica do Santo Sangue, que contém a relíquia do Santo Sangue e um museu da relíquia, Jeruzalemkerk, uma igreja do século XV nas formas do Santo Sepulcro de Jerusalém, Lumina Domestica (Lampenmuseum), um museu dedicado à história da iluminação da tocha para os LEDs. Ter Doest (Lissewege) é uma antiga abadia cisterciense do século XII e o Volkssterrenwacht Beisbroek é um observatório astronómico público e planetário.

Bruges: a cidade jóia da Flandres.

Bruges atrações turísticas: que ver a Bruges.

Bruges clima: quando ir para Bruges.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com