Home / Europa / Bélgica / Tournai: uma das mais belas cidades históricas da Bélgica

Tournai: uma das mais belas cidades históricas da Bélgica

Tournai com 70.000 habitantes é uma cidade na província de Hainaut na Valônia, situada a 10 km da fronteira com a França em ambas as margens do rio Escalda. As origens de Tournai remontam ao acampamento militar romano de Tornacum, fundado nos meados do primeiro século d.C. Durante a Idade Média a pequena cidade foi ocupada pelos francos e posteriormente destruída pelos normandos.

No século XIII foi cercada por muros, correspondendo ao caminho das avenidas atuais. Entre os séculos XII e XV Tournai foi um importante centro cultural, especialmente para a escultura e a pintura flamenga. A cidade desenvolveu-se graças à presença de pedreiras de calcário, utilizadas para a fabricação de cal, usado como pedra cortada para decorar catedrais.

No século XVIII tornou-se um importante centro de cerâmica, cuja fábrica principal, fundada em 1750, produziu até o final do século XIX porcelana de boa qualidade.

Durante a Segunda Guerra Mundial Tournai foi severamente danificada pelos bombardeios, que no maio de 1940 destruiram o centro histórico quase completamente.

Em 2.000 a UNESCO incluiu a Catedral de Notre-Dame em Tournai na lista do Património Mundial da UNESCO. O Campanário de Tournai entrou nos Beffrois da Bélgica e da França como Patrimônio da Humanidade da UNESCO.

TOURNAI ATRAÇÕES TURÍSTICAS: QUE VER A TOURNAI

A Grand’ Place é a praça central de Tournai de forma triangular é cercada por palácios do século XVII e é dominada pela torre do Beffroi – agora um Património Mundial da UNESCO -, que é a torre cívica do século XII. A torre ergue-se a 72 metros acima da praça e seu interior contém um carrilhão de 43 sinos. Entre os edifícios, que têm vista para a praça, encontramos as Halles aux Draps (o mercado de tecidos), um belo edifício renascentista, construído em 1610, a Conciergerie des Halles de 1612, o Hôtel du Bailliage (corte real) de 1640 e o Celeiro das dízimas da Abadia de São Martinho (Grange aux Dîmes de l’Abbaye Saint-Martin) de 1633. Numa extremidade da praça fica a Igreja de Saint-Quentin do século XII.

A uma curta distância da Grand’ Place encontra-se a majestosa Catedral de Notre-Dame (Património Mundial da UNESCO) no estilo românico, que é um dos monumentos arquitetônicos mais importantes da Bélgica, construído na primeira metade do século XII, dominado por cinco torres sineiras colocadas acima do transepto. O edifício tem uma grande nave interior com quatro andares, que são todos precursores das soluções arquitetônicas góticas. Notável é a riqueza de esculturas nas suas capitais e nos seus portais, especialmente no portal norte de 1141-1171. Somente o refrão é no estilo gótico puro (1242-1255).

Dentro há inúmeras obras de arte, incluindo uma famosa Crucificação, chamado Cristo de Tournai bem como pinturas de Metsys, Jordaens, Rubens e um pequeno museu de tesouros medievais, incluindo uma cruz bizantina com esmalte, pérolas e pedras preciosas do quinto século e a caixa de Notre-Dame por Nicolas de Verdun de 1205 e tapeçarias antigas.

A atual Câmara municipal (Hôtel de Ville) está localizada nas instalações da Abadia de São Martinho (Abbaye de Saint-Martin). O edifício foi construído em 1763 e está rodeado por um belo parque. Entre as outras igrejas da cidade destacam-se a igreja de Saint-Jacques, uma igreja no estilo gótico com pinturas murais do século XV e a Igreja de Saint-Brice.

Entre as obras de fortificação, que permaneceram são notáveis o chamado Fort Rouge com a torre defensiva do século XIII. O Pont des Trous é um dos vestígios mais importantes da arquitectura militar medieval da Bélgica, sendo uma parte da segunda parede dos séculos XIII/XIV. É uma ponte fortificada, que defendeu o curso do rio Escalda no trecho, que percorre a cidade. A partir da ponte caem as grelhas, que barravam o caminho para os barcos. A ponte é guardada por duas torres enormes:  A Tour de la Thieulerie de 1302-1304 e a Tour du Bourdiel ao lado da Catedral de 1281.

Das muralhas da cidade existem ainda alguns restos do primeiro limite municipal do século XII na rue Saint-Georges, na place Reine Astrid e no jardim do Seminário Episcopal. Doutro lado faz parte da segunda parede do século XIII a linha, que corresponde à avenida atual com o Pont des Trous e as torres Marvis e Saint-Jean.

QUE VER: OS MUSEUS DE TOURNAI

Entre os museus para visitar em Tournai podemos recomendar: O Museu de Arqueologia (Musée d’Archéologie), localizado no prédio da antiga casa de penhores, dividido em três seções: quaternário, galo-romana e merovíngia.

Os Museus Reais das Armas e da História Militar (Musée Royal d’Armes et d’Histoire Militaire), composto por uma dúzia de quartos temáticos com armas do período napoleônico, armas africanas do antigo Congo Belga, armas da Marinha belga, armas da Segunda Guerra Mundial e da Legião Estrangeira e mais.

O Museu de Belas Artes (Musée des Beaux-Arts) apresenta uma coleção de pinturas dos pintores primitivos flamengos (R. Campin, R. de le Pasture, J. Gossart, Bruegel), as obras dos séculos XVII e XVIII por Rubens, Watteau etc. e os impressionistas (Manet, Monet, Seurat, van Gogh) bem como obras de artistas locais.

O Museu do Folclore (Maison Tournaisienne – Musée de Folklore), dedicado à história da casa e do folclore de Tournai. O Museu da História Natural e o Vivarium (Musée d’Histoire Naturelle et Vivarium), dedicado à história do mundo animal, também inclui um viveiro com mais de 70 espécies de répteis, anfíbios, peixes e invertebrados.

O Museu da História das Artes Decorativas (Musée d’Histoire et des Arts Décoratifs), um museu dedicado à história das produções artísticas de Tournai: cerâmica, moedas, pratas, presentes.

O Museu da Tapeçaria e da Arte Têxtil (Musée de la Tapisserie et des arts du tissu).

O Centro da Marionete da Comunidade Francesa da Bélgica (Centre de la Marionnette de la Communauté Française de Belgique).

QUANDO IR: O CLIMA DE TOURNAI

O clima de Tournai é um clima temperado continental de tipo atlântico com extrema variabilidade e precipitação generalizada em todos os meses do ano e com invernos frios e verões frescos.

A quantidade de precipitação anual é de 640 mm e as chuvas são bem distribuídas, mas os meses ligeiramente mais chuvosos encontram-se entre maio e dezembro.

A temperatura máxima varia entre 23°C em julho e 6°C em janeiro, enquanto as temperaturas mínimas variam entre 13°C em julho e 1°C em janeiro.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

TOURNAI TABELAS CLIMÁTICAS

TOURNAI (22 metros)
Mês Temp. mín. média (°C) Temp. máx. média (°C) Precip. (mm) Dias de precip.
Janeiro 1 6 48  
Fevereiro 1 6 41  
Março 3 9 43  
Abril 4 12 43  
Maio 8 17 51  
Junho 11 19 56  
Julho 13 22 61  
Agosto 13 23 58  
Setembro 11 19 56  
Outubro 7 14 64  
Novembro 4 9 61  
Dezembro 2 7 58  
ANO     640  

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com