Home / Ásia / Sri Lanka / Sri Lanka: praias, pedras preciosas e plantações de chá

Sri Lanka: praias, pedras preciosas e plantações de chá

O Sri Lanka (Sri Lanka Prajatantrika Samajavadi Janarajaya/Ilankai Sananayaka Sosalisa Kudiyarasu/República Democrática Socialista do Sri Lanka) é uma nação insular no sul da Ásia, que ocupa toda a ilha de Ceilão, situada no Oceano Índico ao norte do equador e ao sul da Índia. O Estreito de Palk e o Golfo de Mannar separam a ilha do estado indiano de Tamil Nadu.

A capital administrativa do país é a cidade de Colombo que está localizada ao longo da costa sudoeste e a capital legislativa e judicial é Sri Jayewardenepura-Kotte. Além de Colombo as cidades importantes ao longo da costa sudoeste são Negombo, Dehiwala-Mount Lavinia, Galle, Matara. No interior encontramos Kandy e no norte Jaffna e ao longo da costa leste os portos de Trincomalee e Batticaloa.

A ilha é predominantemente plana e é formada por grandes planícies costeiras. A área plana do norte é coberta por savanas, enquanto que a única área montanhosa do país é o planalto central e do sul que consiste de planaltos e cadeias de montanhas que se elevam acima de 2.000 metros. Aqui encontramos o Pico de Adão (Adams Peak, Sri Pada, 2.243 metros) e o Pidurutalagala, a montanha mais alta do Sri Lanka (2.524 metros). O maior rio do Sri Lanka é o Mahaweli Ganga (332 km).

Na base da economia do Sri Lanka é a agricultura. As culturas mais importantes são o arroz, o chá (um dos principais produtores do mundo), a borracha, os coqueiros (nozes, óleo e copra), especiárias (cardamomo, erva-cidreira, pimenta, canela), mandioca, batata-doce, tabaco, algodão, café, legumes e frutas. A produção de madeira e a pesca são importantes. Há poucos recursos minerais: grafite, pedras preciosas como rubis, safiras, berilo e topázio. O setor industrial é em grande parte ligado à transformação de produtos agrícolas e às indústrias têxteis. O turismo tem um papel importante.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Área: 65.610 km². (Terras Aráveis 29%, Prados e Pastagens 7%, Florestas e Bosques 32%, Terras Incultas e Improdutivas 32%).
  • População: 20.700.000 (dados 2006) (Cingaleses 74%, Tamil do Sri Lanka 12%, Mouros 8%, Tamil indianos 5%, Burghers 0,4%)
  • Capital: Colombo (Sri Jayawardenapura-Kotte).
  • Línguas: As línguas oficiais são o cingalês e o tâmil. O inglês é falado em todo o país.
  • Religião: Budista 70%, Hindu 13%, Muçulmanos 9%, Cristãos 7% (Católicos 6%, Protestantes 1%).
  • Moeda: Rupia do Sri Lanka (LKR)
  • Fuso horário: UTC +5,30.
Booking.com