Home / Europa / Suíça / Lucerna: uma cidade encantadora no Lago dos Quatro Cantões

Lucerna: uma cidade encantadora no Lago dos Quatro Cantões

Lucerna com 60.000 habitantes é uma bela cidade no centro da Suíça, capital do Cantão de Lucerna e com vista para o Lago dos Quatro Cantões (Vierwaldstättersee), situada numa bela paisagem de água e montanhas, em que destacam-se as montanhas Rigi e o Monte Pilatus. A cidade de Lucerna está localizada no extremo noroeste do lago dos Quatro Cantões no ponto, onde o rio Reuss deságua no lago. O rio Reuss divide a cidade na Cidade Velha e na Cidade Nova. Estas duas partes da cidade estão ligadas por duas pontes de madeira medievais: A Kapellbrücke e a Spreuerbrücke.

A cidade de Lucerna tem suas raízes na Idade Média, quando em 750 AD no local, onde ergue-se hoje a cidade, foi fundado o mosteiro beneditino de São Leodegar. No século XII Lucerna começou a desenvolver-se graças à sua localização estratégica ao longo do trajeto do Passo de São Gotardo. No século XIV Lucerna foi membro fundador da Confederação Suíça e foi um dos membros dominantes até o século XVI.

QUE VER: AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DE LUCERNA

Devido à sua localização e à beleza do seu centro histórico rico entre outros com lojas de relógios, Lucerna tornou-se um destino turístico popular. A parte antiga da cidade tem edifícios medievais interessantes como a famosa ponte de madeira Kapellbrücke do século XIV. É a mais antiga ponte de madeira do continente europeu, que existe ainda. Além disso há mais uma ponte de madeira, que é a Spreuerbrücke, datando do início do século XV.

As duas praças mais interessantes do centro da cidade são o Weinmarkt – de aparência medieval – e o Mühlenplatz. Além das duas pontes medievais a antiga cidade de Lucerna tem outros edifícios históricos interessantes como a câmara municipal (Rathaus) no estilo renascentista, construída no início do século XVII. O Ritter’scher Palast é um edifício renascentista com três andares e com um pátio de arcadas, construído em meados do século XVI. A igreja mais importante da cidade é a Hofkirche (St. Leodegar im Hof) no estilo renascentista, que remonta ao século XVII. Lucerna tem também uma bela igreja barroca, a Igreja dos Jesuítas (Jesuitenkirche), construída em 1666. Na cidade existem grandes extensões das antigas fortificações medievais (Museggmauer und Museggtürme), que estendem-se por 870 metros e remontam ao século XIV.

Na Sammlung Rosengart, um museu de arte, localizado no antigo edifício neoclássico do Banco Nacional, estão expostas centenas de obras de Pablo Picasso e Paul Klee, bem como outras obras de artistas da arte moderna. Entre os museus é para mencionar o Museu Histórico (Historisches Museum Luzern), instalado no antigo arsenal, abrigando objetos da história da cidade e do Cantão de Lucerna. Um museu interessante é o famoso Museu de Transporte Suíço (Verkehrshaus der Schweiz), onde pode ver uma grande coleção de locomotivas, comboios, carros, navios e aviões. É o museu mais visitado da Suíça.

O jardim dos glaciares de Lucerna (Gletschergarten Luzern) é um monumento natural com parque e museu anexo. Nesta estrutura são visíveis obras da erosão glacial como buracos e restos de fósseis. Outra atração é o chamado labirinto de espelhos, que data de 1896. Imediatamente adjacente ao jardim dos glaciares encontram-se o Bourbaki-Panorama e o Alpineum.

Quanto à arquitetura contemporânea o KKL é um grande complexo multiuso, projetado pelo arquiteto Jean Nouvel, que abriga o Museu de Belas Artes (Kunstmuseum), um auditório e uma sala de concertos.

Perto de Lucerna devem visitar o Monte Pilatus com 2.129 metros, usando o ousado comboinho de Alpnachstad, que tem inclinações, que chegam a 48%, e o Monte Bürgenstock com 1.127 metros, alcançado pelo funicular, a partir do qual tem amplas vistas sobre os lagos e os Alpes. Não perca um passeio de barco no lago dos Quatro Cantões.

O clima de Lucerna.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com