Home / América Central e Caribe / Trinidad e Tobago / Trindade e Tobago: duas ilhas ao largo da costa da Venezuela
Castara, Tobago, Trinidad e Tobago. Author Neiljs. Licensed under Creative Commons Attribution
Castara, Tobago, Trinidad e Tobago. Author Neiljs

Trindade e Tobago: duas ilhas ao largo da costa da Venezuela

Trindade e Tobago (Republic of Trinidad and Tobago/República de Trindade e Tobago) é uma república presidencial independente dentro da Comunidade Britânica, localizada no Oceano Atlântico ao largo da costa da Venezuela em frente do delta do rio Orinoco.

O Estado é formado pelas duas ilhas de Trindade e Tobago e algumas ilhas menores (Little Tobago, Chacachacare, Monos, Huevos, Gaspar Grande, St. Giles Island). A capital é a cidade de Port of Spain, situada no noroeste de Trindade.

A ilha de Trindade com 4.820 km² está a 15 km da costa da Venezuela. È a maior ilha e o lar de mais de 96% da população do país. Uma grande parte da ilha é constituída por planícies e a ilha é atravessada de leste a oeste por três cadeias de montanhas. A cadeia norte, uma continuação da cordilheira costeira venezuelana, corre paralelamente à costa e culmina no Cerro del Aripo com 940 metros, sendo a montanha mais alta do país.

A ilha de Tobago com 303 km² está localizada a 32 km a nordeste de Trindade. È de origem vulcânica e cortada por uma cadeia de montanhas, que atinge o seu ponto mais alto no nordeste da ilha pelo Pigeon Peak com 576 metros. A vila de Scarborough é o principal centro de Tobago.

Mapa da Trinidad e Tobago

Mapa da Trinidad e Tobago

A economia do país é baseada na extração e refino de petróleo, na extração de gás natural e de asfalto no Pitch Lake no sudoeste de Trindade. È o maior depósito natural de asfalto do mundo. A agricultura com cana-de-açúcar, cacau, café, arroz, tomates, coqueiros, frutas cítricas, bananas e borracha tem também importância. O turismo é um sector importante da economia, encontrando-se em expansão.

As indústrias petroquímicas, químicas e as indústrias relacionadas com a transformação de produtos agrícolas (indústria tabaqueira, cervejarias, refinarias de açúcar e destilarias) têm um papel importante.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 5.128 km² – terras aráveis 24%, prados e pastagens 2%, florestas e arbustos 46%, terras incultas e improdutivas 28%
  • População: 1.300.000 (situação de 2006) – asiáticos 40%, africanos 40%, mulatos (descendentes de europeus e africanos) 18%, europeus 1%
  • Capital: Port of Spain (ilha de Trindade)
  • Língua oficial: A língua oficial é o inglês. Fala-se o hindi, o espanhol e um crioulo francês, chamado patois.
  • Religião: Cristãos 56% – protestantes 30% (igreja anglicana 8%, igreja batista 7%, igreja pentecostal 7%, igreja adventista 4% e igreja presbiteriana 3%) e católicos romanos 26%; além disso hindus 24% e muçulmanos 6%
  • Moeda: Dólar de Trindade e Tobago (TTD)
  • Fuso horário: UTC-4
banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: