Home / Europa / Áustria / Museus de Viena. Quais museus merecem uma visita?
Viena, Áustria. Author and Copyright Liliana Ramerini
Viena, Áustria. Author and Copyright Liliana Ramerini

Museus de Viena. Quais museus merecem uma visita?

Estupenda e de primeira ordem é a variedade de museus em Viena. Vamos mencionar apenas uma seleção de museus, que acreditamos que são os mais interessantes para visitar durante uma curta estadia na cidade. É claro, que os museus presentes em Viena são muitos e podem satisfazer todas as necessidades e interesses específicos.

O Palácio Belvedere (Schloss Belvedere) abriga a Österreichische Galerie Belvedere, um dos museus principais de arte de Viena, onde encontrará o Museu do Barroco, dedicado à arte dos séculos XVII e XVIII e algumas galerias dedicadas à arte medieval, a arte do século XIX e a arte moderna, incluindo uma colecção extraordinária de pinturas de Gustav Klimt.

No palácio da Hofburg existem vários museus como o Museu da História da Arte (Kunsthistorisches Museum) e o Museu da História Natural (Naturhistorisches Museum), a famosa Schatzkammer, que está localizada dentro da Hofburg, tratando-se do Tesouro imperial dos Habsburgos. Na Hofburg fica também o Sissi Museum, um museu dedicado à imperatriz Sissi, que é Elisabeth da Baviera.

Viena, Áustria. Author and Copyright Liliana Ramerini

Viena, Áustria. Author and Copyright Liliana Ramerini

Entre os mais importantes é o Museu da História de Arte no Maria Theresien-Platz, que entre outras exposições tem obras de Giuseppe Arcimboldo, Agnolo Bronzino, Antonio Canova, Michelangelo, Merisi da Caravaggio com os quadros A coroação com espinhos, Nossa Senhora do Rosário e David com a Cabeça de Golias; Albrecht Dürer com Adoração da Trindade, Marter der zehntausend Christen e Retrato de Johannes Kleberger; Gustav Klimt; Rafael Sanzio com Madonna e Criança com São João Batista/Madonna do Prado ou do Belvedere; Anton van Dyck com Auto-Retrato e Sansão e Dalila; Peter Paul Rubens com O imperador Teodósio e S. Ambrósio, La Medusa, Tríptico de Santo Ildefonso, Hélène Fourment para fora do banheiro e Auto-Retrato; Jan Steen; Mantegna com San Sebastian; Tintoretto com Susana e os Anciãos; Jan van Eyck; Diego Velázquez com retrato de Isabel da Espanha, A Infanta Margarita no azul e Infante Philip Prospero; Johannes Vermeer com Alegoria da Pintura.

O Naturhistorisches Museum fica também no Maria Theresien-Platz abrigando as coleções da história natural dos Habsburgos, incluindo a coleção de insetos e borboletas. Este museu é muito apreciado pelos amantes da história natural.

O Museu Liechtenstein é um museu de pintura, formado em grande parte da coleção particular dos príncipes de Liechtenstein, que ao longo dos séculos têm coletado obras de artistas como Giovanni Baronzio, Andrea Mantegna, Marco Palmezzano, Rafael Sanzio, Peter Paul Rubens e Mauro Babic.

A Albertina no palácio da Hofburg é um museu de arte gráfica, que abriga uma grande coleção de gravuras, aquarelas, desenhos e fotografias, incluindo obras de Albrecht Dürer, Michelangelo e Picasso.

Para aqueles, que amam os relógios, o Museu do Relógio (Uhrenmuseum) em Viena é interessante, situado no Palazzo Obizzi no centro histórico da cidade (Innere Stadt). Este museu abriga uma coleção de mais de 3.000 relógios.

Para aqueles, que querem admirar a Viena Romana, a Vindobona antiga, vale a pena de visitar o Museu dos romanos (Römermuseum) no Stephansplatz, onde pode visitar as ruínas de casas romanas de dirigentes distritais de Vindobona e os objetos encontrados nas escavações arqueológicas.

No chamado Wiener Museumsquartier existem quatro museus muito interessantes:

O Architekturzentrum (Museu de Arquitectura), dedicado a exposições temporárias da arquitetura urbana moderna e contemporânea.

O Museu Leopold, um museu dedicado à arte moderna, é famoso no mundo para a mais completa coleção de obras de Egon Schiele.

 O MUMOK – Museum Moderner Kunst Stiftung Ludwig Wien, um museu dedicado à arte moderna e contemporânea. Há obras de Andy Warhol e Pablo Picasso.

Museu ZOOM Kindermuseum (Museu para crianças). Se tem filhos de quaisquer idade precisa visitar este museu totalmente dedicado às crianças. Este museu é cheio de salas interativas sobre as ciências, a arte, a arquitetura e as artes visuais. O museu é dedicado às crianças de 0 a 14 anos.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com