Home / Oceania / Pitcairn / Pitcairn declarada um santuário para o céu estrelado
Bandeira de Pitcairn
Bandeira de Pitcairn

Pitcairn declarada um santuário para o céu estrelado

As Ilhas Pitcairn se tornaram o oitavo santuário na Terra e o único grupo de ilhas no mundo a ser designado como International Dark Sky Sanctuary pela International Dark Sky Association.

Em 2018, as quatro ilhas que formam o grupo de ilhas (Pitcairn, Henderson, Ducie e Oeno) foram declaradas pela International Dark Sky Association (IDA) um santuário para seu espetacular céu estrelado (International Dark Sky Sanctuary). Isso foi possível devido à distância de todas as formas de luz artificial e poluição luminosa. Pitcairn está localizada no Pacífico Sul, aproximadamente 2.300 km a leste da ilha do Taiti e 6.500 km a oeste da América do Sul.

OS AMUTINADOS DO BOUNTY

A Ilha Pitcairn é uma ilha vulcânica e é a única das quatro habitadas. Apenas 50 habitantes vivem na ilha, descendentes dos amotinados do Bounty e das mulheres e homens taitianos que fugiram com eles. Os amotinados chegaram a esta ilha desabitada em 1790. O grupo consistia em 9 amotinados do Bounty, que juntamente com 18 polinésios taitianos (6 homens, 11 mulheres e 1 menina) se estabeleceram na ilha e incendiaram o Bounty. Foi apenas em 1808 que o capitão Mayhew Folger redescobriu a ilha e seus habitantes. Na época, apenas um membro dos amotinados permaneceu, John Adams, com 10 mulheres taitianas e 23 crianças.

A Ilha Pitcairn é uma das ilhas habitadas mais remotas do mundo. A ilha está localizada ao sul do Trópico de Capricórnio. Devido à sua localização, o clima e a vegetação de Pitcairn são subtropicais.

As outras três ilhas são: Ilha Henderson e os Atóis Oeno e Ducie. A Ilha de Henderson é um Patrimônio Mundial da UNESCO. O local foi cadastrado entre os sítios da UNESCO pela presença de espécies endêmicas de plantas com flores, pássaros e insetos. Todas as 4 ilhas são cercadas por uma grande área marinha protegida. O território abriga 9 espécies de aves endêmicas e 10 tipos de plantas endêmicas.

TURISMO ASTRONÔMICO

Para aumentar o turismo na ilha, pretende-se também estimular o turismo astronómico. Pensando nisso, foi desenvolvido um programa educacional e de conscientização pública sobre iluminação noturna. Cursos foram realizados para treinar um pequeno grupo de ilhéus na observação de estrelas e no uso de telescópios e binóculos. Um regulamento preciso sobre a gestão da iluminação exterior foi aprovado pelo governo das ilhas.

UM ITINERÁRIO QUE PERMITE A VISITA DE TODAS AS ILHAS DO TERRITÓRIO

O conselho de turismo das ilhas tem planejado oferecer, entre outros, um tour pelas quatro ilhas do território. Este passeio oferecerá aos visitantes uma oportunidade rara de visitar todas as ilhas do grupo de Pitcairn. Será possível visitar não só a ilha principal, a única habitada, mas também o atol imaculado da ilha de Oeno, a ilha de Henderson (um patrimônio mundial da UNESCO) e a ilha mais raramente visitada: Ducie, onde nidificam as aves marinhas migratórias. Como você pode perceber, há muito para atrair naturalistas, historiadores, astrônomos e aqueles que desejam visitar quatro das ilhas mais remotas do mundo.

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com