Home / Oceania / Samoa / Upolu: cachoeiras, praias e vegetação tropical

Upolu: cachoeiras, praias e vegetação tropical

A ilha de Upolu com 1.125 km² é a ilha mais importante de Samoa, embora a maior ilha do arquipélago seja a de Savaii. Upolu é também a ilha mais populosa com 140.000 habitantes. Ao longo da costa norte da ilha fica a capital de Samoa, a cidade de Apia, que é a única cidade do arquipélago.

A ilha é de origem vulcânica e o seu interior é composto de montanhas não muito altas. O pico mais alto é o Monte Fito no centro da ilha, que atinge uma altitude de 1.100 metros.

Particularmente interessante é a paisagem interior com cachoeiras e uma floresta exuberante, enquanto a costa sul da ilha é pontilhada com praias de areia branca. Algumas áreas da ilha são parques nacionais. A ilha é muito fértil e é intensamente cultivada com coqueiros, bananeiras e cacaueiros. Entre outros recursos há a pesca, a silvicultura e a agricultura.

AS ATRAÇÕES TURÍSTICAS: O QUE VISITAR NA ILHA DE UPOLU

A capital de Samoa independente é uma pequena cidade, que parece saída recentemente da era colonial. As ruas de Apia exalam uma atmosfera de tranquilidade e relaxamento.

Muito impressionante é o desfile da banda da polícia de Samoa, que cada dia da semana interpreta às 7.50 o hino nacional, enquanto a bandeira nacional é hasteada. O centro de Apia tem alguns edifícios coloniais interessantes, incluindo a Catedral Católica (1885-1905), o Escritório de Imigração, construído durante o período alemão, o Departamento do Primeiro-Ministro e os edifícios dos tribunais, a Torre de relógio, o histórico Aggie Grey’s Hotel. O centro de todas as atividades empresariais de Apia é o mercado, o Maketi Fou, que está aberto 24 horas por dia.

Sítios culturais e históricos: Há muitos lugares de valor cultural e histórico em Samoa, mas para aqueles cuja permanência é curta uma visita a Vailima e Mulinu’u seria gratificante. Vailima: É a casa histórica de Robert Louis Stevenson, chamado pelos samoanos “Tusitala” (contador de histórias). Quando Stevenson faleceu, a sua residência tornou-se a sede oficial do chefe de Estado. O túmulo de Stevenson com seu Requiem imortal esculpido no seu túmulo pode ser visitado a pé subindo o caminho com sapatos adequados, especialmente durante a estação chuvosa. O caminho para cima é dividido em duas partes, ambas levando para o túmulo. Há uma rota mais curta, que é executada em apenas 35 minutos e um caminho mais longo e mais panorâmico, que pode ser percorrido em 55 minutos.

Mulinu’u: Cinco minutos a oeste de Apia é a península histórica de Mulinu’u. Esta faixa de terra longa menos de dois km é o lugar do enterro tradicional da casa real de Samoa. Aqui estão também o novo edifício do Parlamento, o monumento alemão comemorando o hasteamento da bandeira alemã e os túmulos memoriais de forças navais estrangeiras cujos membros morreram num desastroso furacão em 1889.

Papase’ea: Papase’ea “Sliding Rock” está localizado a 5 km de Apia. Os visitantes podem experimentar – pagando uma pequena taxa – a emoção de deslizar sobre uma cachoeira de rocha natural numa piscina de água fria sombreada.

Solosolo: A dez km de Apia esta praia de areia preta é ideal para os amantes do surfe. No entanto os nadadores são alertados para tomar cuidado com as ondas grandes.

Falefa Falls, Mafa Pass, Fuipisia Falls, Sopoaga Falls e o Distrito de Aleipata: A partir de Apia pode caminhar 40 km ao longo duma estrada panorâmica e vem para a costa leste através dalgumas das mais belas paisagens da ilha. Depois de 18 km de Apia chega a Falefa Falls. O caminho continua até o Paso Mafa, de onde tem uma vista deslumbrante sobre a costa, passa Fuipisia Falls, uma magnífica cachoeira de mais de 50 metros de altura e em seguida Sopoaga Falls imersa no verde de sua garganta. O caminho termina na aldeia de Amaile no Distrito de Aleipata na ponta leste de Upolu. O Distrito de Aleipata tem algumas das mais belas praias da ilha (Lalomanu).

A estrada, que atravessa a ilha e os Tiavi Falls: A estrada, que atravessa a ilha de Apia para a vila costeira de Siumu para o sul, atravessando o centro da ilha de Upolu.

As aldeias de Lefaga e Salamumu: Na costa sudoeste da ilha de Upolu fica a bonita vila costeira de Lefaga, onde em 1952 foi filmado o filme americano “Return to Paradise”, um filme estrelado por Gary Cooper.

Ilha de Manono: Faça um passeio ao redor da ilha de Manono com a lendária Bali Hai com suas águas límpas. Pode ficar numa das praias para o almoço e depois pode passar em frente da ilha de Apolima e de Nuulopa. Pois o barco afasta-se de Manono-uta perto do Cabo Lefatu.

Fatumea ou Piula Cave Pool: O Fatumea Pool está localizado no Piula Methodist Theological College na costa leste a apenas uma meia hora de carro de Apia. É um piscina natural com água doce clara, que flui duma caverna sob a igreja.

Lago Lanoto’o: Um lago vulcânico cheio de peixe-dourado a 12 km de Apia. É difícil de conseguir, mas o esforço é amplamente recompensado. Para atingir o lago pode precisar dum guia local.

Central Group Cocoa Plantation (W.S.T.E:C.): Localizado a 5 km da costa de Apia, trata-se dum exemplo interessante dum dos principais produtos agrícolas de Samoa. Foi aqui, que o famoso “Lafi 7”, a mais alta produção de híbrido de cacau do mundo, foi desenvolvida.

Mulifanua Coconut Plantation (W.S.T.E:C.): A maior plantação de copra no Pacífico Sul está localizada a 25 km a oeste de Apia. A estrada cruza algumas aldeias, que dão um primeiro exemplo da vida desta ilha.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com